Nesta terça-feira, a Fifa confirmou a nomeação de Marco Polo Del Nero para substituir Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da entidade. Com a confirmação, o dirigente participará do próximo encontro organizado pela Fifa, nesta quinta e sexta, na sede da entidade em Zurique, na Suíça.
Ricardo Teixeira era um dos representantes da Conmebol junto à Fifa. Mas, após a sua renúncia à presidência da Confederação Brasileira de Futebol, no último dia 12, seu lugar ficou vago. Com a chegada de Del Nero, a confederação sul-americana volta a ter três representantes no Comitê Executivo. Além do brasileiro, estão lá o paraguaio Nicolás Leoz (presidente da Conmebol) e o argentino Julio Grondona (presidente da Associação do Futebol Argentino e vice-presidente da própria Fifa).
Del Nero é presidente da FPF desde 2003 – cargo para o qual foi reeleito por mais três anos em 2011. O paulista, advogado especializado em direito penal, começou sua carreira de dirigente esportivo em 1972, quando integrou a Comissão Fiscal do Palmeiras, clube onde é conselheiro vitalício.
Em 1985, depois de vários cargos no alviverde, o atual presidente da Federação Paulista fez parte do Tribunal de Justiça Esportiva da entidade, três anos depois, assumiu o comando do órgão até 2002, um ano antes de ser eleito presidente da FPF. Em 2006, ele foi o chefe de delegação da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo na Alemanha. Além disso, assumiu como membro do Comitê Executivo da Conmebol em 2007.