Mais de 60 mil estudantes alagoanos ainda não realizaram o cadastro e recadastro na Transpal e estão há apenas dois do fim do prazo estabelecido para garantir o direito à meia passagem. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 28, pela Transpal, que já anunciou que vai multar os estudantes retardatários, em R$ 5 por mês de atraso, conforme portaria 176 de 23 de novembro de 2011.
Ainda segundo a Transpal, apesar do cadastro e recadastro ter iniciado no mês de janeiro, a maior procura dos estudantes foi registrada apenas em março. Mais de 22 mil estudantes procuraram a Transpal este mês, aproximadamente mil estudantes por dia. Ainda assim o número não é considerado satisfatório.
A expectativa da Transpal é que os estudantes lotem os postos de atendimento nesses dois últimos dias, o que significa que as filas serão inevitáveis. Cem mil estudantes utilizam o sistema de transporte da capital alagoana e apenas 37 mil estão em situação regular.
“Ficamos dois meses praticamente ociosos em nossos balcões de atendimento por falta de demanda dos estudantes”, reforça Toni Melo, coordenador da Transpal, acrescentando que os estudantes poderão contar com mais de cinquenta guichês nos quatro postos de atendimento: UFAL, Tabuleiro, CEAGB e Centro.
Documentos necessários
O estudante deve comparecer a um dos postos da Transpal, munido da ficha cadastral, documentos de identificação dele e do responsável, comprovante de residência atualizado. Se for primeiro cartão, o estudante deve apresentar uma foto 3×4 no ato do Cadastro.
Reclamações
Estudantes procuraram o Alagoas24Horas para reclamar que algumas escolas não disponibilizaram os formulários para cadastro e recadastro. O atraso na entrega iria prejudicar centenas de alunos, principalmente nas escolas cujas aulas não tiveram início.
A assessoria de comunicação da Transpal informou que o usuário terá que pedir o número do protocolo do envio da informação da matrícula para realizar o procedimento ou tentar conseguir o formulário no site da Transpal: (www.transpal.com.br).