Pais e amigos de pessoas com autismo em Alagoas realizam durante todo o dia desta segunda-feira, dia 2, uma atividade no calçadão do centro de Maceió. Segundo a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista), a atividade visa conscientizar e esclarecer as dúvidas da população sobre o que é o autismo, no dia mundial de conscientização sobre o autismo.
No Brasil, cerca de dois milhões de pessoas têm autismo e de acordo com Marcelo Fernandes, o preconceito e a falta de informação ainda torna as pessoas com o Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Deficiências Múltiplas e seus familiares excluídos da sociedade.
“O autista é uma pessoa normal, mas com dificuldades na interação social e comunicação com as pessoas, principalmente com as crianças de sua idade”, destacou Fernandes enfatizando que o objetivo da ação é esclarecer as principais dúvidas e encaminhar as famílias que têm algum parente autista.
Durante a ação também estão sendo expostos trabalhos desenvolvidos pelas mães e crianças autistas, como também orientação com pais e profissionais que trabalham com a problemática.
O autismo
Segundo o informativo da Assista, o autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicando na interação social e na comunicação, além de um repertório marcadamente restrito de atividades e interesses.