Obras começam no terceiro trecho do Canal do Sertão

AssessoriaObras no Canal do Sertão

Obras no Canal do Sertão

Maior obra de infraestrutura de Alagoas, o Canal do Sertão já está com seu terceiro trecho iniciado, gerando emprego e renda para a população sertaneja. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), 1,7 mil trabalhadores atuam nas obras, 300 deles na construção da primeira etapa do terceiro trecho, entre o km 64,7 e o km 77,8 do Canal.

O número de empregos, afirma o secretário da pasta, Marco Fireman, deve chegar a 2,5 mil com o avanço das obras. “Hoje temos 1,4 mil trabalhadores no segundo trecho do Canal do Sertão e mais de 300 somente no início do terceiro. Quando as obras estiverem adiantadas, teremos contratado mais 600 homens, gerando de uma só vez 2,5 mil empregos. O melhor é que 90% deles são trabalhadores sertanejos, que continuarão sendo beneficiados após a conclusão do projeto”, explica Marco Fireman.

O Canal do Sertão é uma das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa. O terceiro trecho da obra tem mais de 28km de extensão e compreende o perímetro entre o km 64,7 e o km 93. As obras da primeira etapa do trecho, até km 77,8, foram viabilizadas com recursos federais, garantidos pelo governador Teotonio Vilela Filho junto ao Ministério da Integração, em dezembro de 2011.

Os trabalhos estão em fase de terraplenagem, com trechos em escavação e outros em aterro, além da construção dos canteiros de obras para adaptação e melhor desempenho dos trabalhos, com oficinas, armazenamento de materiais, central de concreto, administração, auditório, refeitório e ambulatório.

Túnel Mandacaru

A topografia do terreno sertanejo também é composta por pequenos morros, o que exige uma medida eficiente, capaz de conter gastos e otimizar as obras deste trecho. Foi adotada então a construção de um grande túnel como solução de melhor custo benefício.

O Túnel Mandacaru, como foi denominado, terá 3,2 mil metros de extensão. Com altura e largura de 7,8 e 5,5 metros respectivamente, o túnel será escavado numa profundidade mínima de 17 metros, com o uso de técnicas duráveis e capazes de garantir o transporte da água com segurança.

Fonte: Ascom Seinfra

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