A Defesa Civil Municipal estima que quatro mil famílias da capital alagoana vivam em um dos 170 setores de risco mais alto. A classificação se dá por meio do mapeamento realizado em 2007 sobre as áreas de risco do município. Um novo levantamento deve ser iniciado esta semana, com a participação de técnicos do Governo Federal.
Segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal, coronel Antonio de Almeida Campos, na capital alagoana existem sete complexos de risco, que já chegaram a abrigar mais de seis mil famílias. Esses números foram reduzidos graças à remoção de algumas famílias.
Almeida explicou que a quadra chuvosa, período considerado crítico no volume de chuvas, teve início nesse mês de abril e deverá perdurar até julho. Segundo o coordenador, o ano é dividido em três quadras, na primeira são realizados os trabalhos preventivos, na segunda – o atual – o trabalho de emergência e socorro, já no último período são realizadas as assistências e a restauração de cenários.
Se no começo do ano a expectativa era de inverno rigoroso, os dados colhidos pelos centros de meteorologia trazem boas notícias. Segundo estes dados, o fenômeno La Niña teria perdido ‘força’ e a quadra chuvosa pode se manter na média.
O coordenador da Defesa Civil municipal também destacou o seminário realizado na última semana e que traçou o plano de ação que deverá ser adotado em todo estado durante o período chuvoso. Coronel Almeida foi enfático ao destacar a importância da adoção de medidas conjuntas e interdisciplinares, reunindo as mais variadas secretarias.
No caso de Maceió, são sete secretarias, além da Comdec e do Corpo de Bombeiros, que atuam neste período. Almeida também ressaltou a importância dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), que contam com a participação de líderes comunitários e voluntários.
Apesar dos avanços, Almeida diz que há muito a ser feito. “Como lidamos com a preservação de vidas, qualquer perda é irreparável, por isso há sempre muito a ser feito e no menor tempo possível”, avaliou.
Previsão do tempo
De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas, a previsão para esta segunda-feira, dia 9, é de tempo nublado em quase todo o estado pelo menos até a próxima quarta-feira, dia 11.