Terminou à meia-noite de ontem (08) a Operação Semana Santa 2012 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada desde a quinta-feira (05) em todo o país. Em Alagoas, houve uma diminuição significativa no número de acidentes, passando de 30 para 23 sinistros registrados durante o período nas sete rodovias federais que entrecortam Alagoas.
Apesar da queda no número de acidentes, duas pessoas morreram nas BRs alagoanas durante a Semana Santa em 2012, um óbito a mais que no ano passado. O número de feridos, por sua vez, manteve-se praticamente estável, caindo de 13 para 12 feridos no mesmo período.
Mais da metade dos acidentes ocorreu na BR 316, onde foram registrados 13 sinistros. Outros cinco ocorreram na BR 101, quatro na BR 104 e um na BR 423. Na maioria dos sinistros, 11 deles, não foi registrado nenhum tipo de vítima. Em dez acidentes houve feridos e em dois ocorreram óbitos. Os dois acidentes com mortes ocorreram na BR 316. Na noite do sábado, um homem, de 50 anos, morreu atropelado em Santana do Ipanema. Já na tarde do domingo, um motociclista, de 55 anos, veio a óbito após colidir frontalmente com uma carreta em Canapi.
Nos quatro dias de operações, mais de 220 testes de alcoolemia foram realizados. Nove pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante, sendo que uma delas também foi presa por apresentar teor alcoólico de 1,01mg/l no organismo, índice bem maior que o limite de 0,30 mg/l previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A prisão aconteceu ontem (08), na BR 316, em Pilar/AL.
Outras quatro pessoas também foram detidas durante o feriadão. Na quinta-feira (05), em Tanque D’arca, um homem foi preso por possuir um mandado de prisão em aberto e, em Maceió, um condutor foi flagrado dirigindo sem possuir habilitação, causando risco à segurança do trânsito. Na sexta-feira (06), também em Maceió, um rapaz foi preso após causar lesões corporais leves em uma mulher. No domingo, além da prisão por embriaguez ao volante, um homem foi responsabilizado por deixar um animal solto na BR 316 e ocasionar um acidente sem vítimas em Poço das Trincheiras.