O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, e a sociedade civil organizada, representada pelo presidente da Associação do Comercial e Empresarial Miguelense (Acem), Marcelo Oliveira, se reuniram na manhã de sexta-feira, 13, no Fórum Desembargador Moura Castro com o juiz e promotor da Vara Criminal do município, Hélio Pinheiro e Magno Alexandre, com o assessor de inteligência da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesgba), Alexandre Moreira, com o presidente da Câmara de Vereadores, Lauter Cavalcante (PP), e com representantes das polícias para organizar projetos e trabalhos que inibam a ação criminosa no município.
O resultado da reunião foi a criação de um Conselho de Inteligência Criminal para São Miguel dos Campos e a elaboração de um Projeto de Lei (Pec), voltada para a integração dos operadores de segurança. De acordo com o juiz Hélio Pinheiro essas ações são importantes para que ocorra um trabalho conjunto de todos os setores visando a agilidade dos processos criminais e a eficácia da segurança pública.
“Precisamos trabalhar mais integrados e preocupados para conseguirmos fazer uma diferença. A criação de uma equipe de inteligência é necessária, pois em Maceió demoramos meses para receber um relatório e finalizar o processo”, falou.
Segundo o prefeito, o assunto sobre integração já foi tratado e a Prefeitura vai disponibilizar um terreno para a construção de uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp). “O vice-prefeito, Pedoca, conversou com o coordenador de Planejamento de Segurança Pública de Alagoas, coronel Vinicius Gomes, sobre a construção da Aisp para integrar as polícias no combate à violência. Com certeza está implantação será mais uma ajuda nesse nosso trabalho”, explicou.
Para Alexandre Moreira a implantação de tecnologia e a união de forças vai melhorar o trabalho de todos os operadores de segurança. “A solução está entre a gente, apesar de todas as dificuldades, como falta de combustível, armas e efetivos. Mas estratégias como estas, em conjunto, devem ser traçadas”, afirmou.
Os gestores marcaram uma próxima reunião para a sexta-feira, 18 de maio, no mesmo local às 10h, e convida representantes de associações dos bairros e o coronel Vinicius Gomes, para tratar sobre os assuntos relevantes à segurança pública.