O Barcelona visitou o Getafe neste sábado e sofreu para conseguir a vitória e seguir com chances de conquistar o tetracampeonato espanhol. Em Valência, o time da casa fez 1 a 0 na primeira etapa, em um pênalti cobrado por Barkero, e apenas no segundo tempo a equipe catalã conseguiu reagir. Messi marcou duas vezes. Primeiro em um chute colocado da entrada da área, e depois de pênalti, e deu a vitória para o time comandado por Pep Guardiola: 2 a 1.
Com o resultado, o Barcelona chegou aos 81 pontos e segue a quatro do líder Real Madrid, que entrou em campo mais cedo neste sábado e também de virada superou o Sporting Gijón pelo placar 3 a 1. No próximo sábado, em partida válida pela 34ª rodada, Barcelona x Real Madrid se enfrentam no estádio Camp Nou.
A derrota em casa deixa o Levante com 48 pontos, na quinta colocação na tabela, a dois pontos do Málaga, atual dono da quarta e última vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.
Antes do aguardado encontro do próximo sábado, no entanto, Barcelona e Real Madrid entram em campo no meio da semana, para enfrentar Chelsea e Bayern de Munique, respectivamente, em jogos das semifinais da Liga dos Campeões.
Apesar da empolgação da torcida valenciana com a boa campanha do Levante, o Barcelona não se intimidou e iniciou a partida com o seu estilo de jogo característico. Messi, Thiago, Pedro e até o brasileiro Adriano se movimentaram bastante no ataque, criando as primeiras chances de finalização dos catalães.
Ainda assim, a equipe que abriu o placar foi a do Levante. Aos 22 minutos, Busquets tocou a bola com os braços dentro da área. Para desespero do jogador, o árbitro Teixeira Vitienes não hesitou em assinalar o pênalti. Barkero esperou o goleiro Víctor Valdés se atirar para tentar fazer a defesa, bateu no centro e conferiu.
Empolgado pela vantagem no placar, o Levante contou com o incentivo de sua torcida para seguir à frente até o intervalo. No segundo tempo, o Barcelona tentou reagir com Cuenca no lugar de Xavi – pouco depois, Iniesta também foi a campo, na vaga de Pedro. As dificuldades para levar perigo aos donos da casa, contudo, eram as mesmas.
Messi, então, apareceu para solucionar a partida para o Barça. Aos 19 minutos, o melhor jogador do mundo tabelou com o chileno Alexis Sánchez (substituído por Daniel Alves no final da partida) e chutou da entrada da área para empatar. Foi o suficiente para os visitantes aumentarem o ímpeto em busca da virada.
O segundo gol, no entanto, veio depois de um lance polêmico. Cuenca caiu na área em uma dividida, e o assistente sinalizou pênalti. A revolta dos jogadores e torcedores do Levante foi generalizada. Sem se importar com as reclamações, Messi cobrou, conferiu e manteve o Barcelona com esperanças de conquistar o título espanhol.