Conforme havia sido definido durante assembleia da categoria, os professores da Universidade Federal da Alagoas cruzaram os braços nesta quinta-feira, dia 19, em protesto ao não cumprimento de acordos firmados com o Ministério da Educação. A paralisação acontece nacionalmente.
Na manhã de hoje, professores, alunos e integrantes do sindicato da categoria realizam um protesto na entrada do campus A. C. Simões, na Cidade Universitária. Os docentes cobram o cumprimento do acordo emergencial linear de agosto de 2011, que inclui 4% de reajuste, recomposição do vencimento básico, com incorporação da gratificação de estímulo ao magistério superior. Ainda referente às negociações de 2011, os professores acompanham e aguardam as definições do grupo de trabalho sobre a reestruturação da carreira.
Por outro lado, os docentes estão em luta pela campanha salarial de 2012 e, junto aos demais servidores públicos federais (SPF’s) vão fazer nova paralisação na quarta-feira (25).
Enquanto em Maceió, os docentes definiram esta quinta como dia de mobilização, os alunos do campus de Arapiraca seguem sem qualquer previsão de retomada das aulas. O imbróglio envolve a transferência dos presos do presídio Desembargador Luis de Sousa, que já foi determinada pela justiça.