O Ministério Público Federal (MPF) realizará, nos dias 20, 23 e 24 de abril, consulta pública em 21 capitais do país para ouvir da sociedade como a instituição pode se modernizar para melhor atendê-la. Em Maceió, o evento será realizado na próxima segunda-feira (23), das 14h às 18h, no auditório Nabuco Lopes, localizado na reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
“Queremos nos aproximar mais do cidadão, saber onde a população está sentindo mais falta da nossa atuação”, explica o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A ideia é reunir cidadãos e representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas ou de organizações não-governamentais para identificar temas importantes em que o MPF deve atuar. Além de explicar a atuação do MPF, procuradores da República irão responder perguntas e colher propostas de ação sugeridas pela sociedade.
Entre as áreas a serem debatidas, estão cidadania, acompanhamento de políticas públicas, cumprimento das leis, combate à corrupção e ao crime organizado, direitos do consumidor e ordem econômica, proteção ao meio ambiente, defesa dos patrimônios cultural, público e social, e garantia dos direitos das populações indígenas, de comunidades tradicionais e de outras minorias.
Atuação no país – Só para ter uma ideia, em 2011 o Ministério Público Federal atuou em mais de 511 mil inquéritos criminais e 255 mil processos cíveis em todo o país. Nos anos de 2010 e 2011, o MPF processou 5.573 pessoas por improbidade administrativa em 886 ações movidas pelas suas 172 unidades. Pelo crime de corrupção, foram denunciadas 1.934 pessoas nos últimos dois anos.
Inscrições – Os interessados podem se inscrever no site da Procuradoria Geral da República (www.pgr.mpf.gov.br) ou no site da Procuradoria da República em Alagoas (www.pral.mpf.gov.br).
Serviço
Consulta Pública – Procuradoria da República em Alagoas
Local: auditório Nabuco Lopes (reitoria da Universidade Federal de Alagoas)
Dia: 23 de abril, das 14h às 18h
Inscrição: em www.pgr.mpf.gov.br ou www.pral.mpf.gov.br, onde você pode sugerir temas a serem debatidos (a inscrição também pode ser realizada na hora do evento).