A tradicional Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, realizada pela CNTE, chega em sua 13ª edição e conta com extensa programação em Alagoas. Na manhã desta segunda-feira, 23, o Sinteal realizou no maior complexo educacional do estado (o CEPA) uma panfletagem e um debate com o professor Milton Canuto, vice-presidente da CNTE, que falou sobre 1/3 de hora-atividade, aplicabilidade do Piso Nacional, carreira, financiamento da educação e o PNE.
A panfletagem, que levou a comunidade escolar a refletir sobre as pautas nacionais da educação (Piso, Carreira, PNE, 10% do PIB para a educação), aconteceu no início do período das aulas. Em seguida, o debate no Instituto de Educação contou com participação expressiva de alunas/os do curso de magistério e professoras/es. Uma urna do plebiscito nacional da CUT sobre o Imposto sindical foi instalada no local e colheu votos durante a atividade.
Antes mesmo da abertura da Semana, no último sábado 21, nos principais jogos da rodada do campeonato alagoano de futebol, uma ação do Sinteal em parceria com grandes clubes do Estado destacou a luta pela educação pública. Faixas carregadas pelos jogadores do CSA, CRB e CEO manifestavam apoio à luta por mais verbas para a educação.
Nos próximos dias a programação passa por vários pontos do Estado, em atos de rua, seminários e debates pelo interior e na capital.
A semana acontece entre os dias 21 e 27 de abril e tem como eixos os principais debates da atualidade educacional, como o Piso Salarial Nacional do Magistério, a Carreira Profissional e o Plano Nacional de Educação, com ênfase na aplicação de 10% do PIB na educação. Essa luta centra-se também na aprovação imediata do PNE, que servirá de referência para os planos estaduais, distrital e municipais de educação. Ao fim da semana, que vai de 21 a 27 de abril, a CNTE e seus sindicatos filiados esperam ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos, garantindo a aplicação da legislação conquistada para a valorização das/os trabalhadoras/es da educação.