Péssima notícia para os fãs brasileiros de MMA. Os rumores que circulavam nas últimas semanas se confirmaram, e o UFC confirmou nesta terça-feira que a esperadíssima luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen não será mesmo no Brasil. A revanche entre os dois migra do evento do próximo dia 23 de junho e acontecerá no dia 7 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Antes mesmo da coletiva de imprensa – que atrasou uma hora e agora começa a partir das 12 horas -, um pôster na sala de imprensa já dava o tom da mudança do evento para julho. Além disso, a pulseira de credenciamento já vinha com a inscrição UFC 148, número do evento que acontecerá em Las Vegas.
Quando a coletiva, enfim, começou, Dana White começou logo com explicações. "Queríamos fazer a luta aqui, em um estádio de futebol. Tentamos em São Paulo, depois do Rio de Janeiro. Foram muitos problemas. Não deu certo. Era a nossa primeira escolha, era onde queria que acontecesse e obviamente era onde o Anderson queria que acontecesse", disse, sem esclarDana White só especificou um problema: a cobertura do Engenhão. O presidente do UFC ainda deixou claro que o evento só aconteceria aqui se fosse em um estádio de futebol e que o plano B sempre foi a cidade de Las Vegas.
"Este será um dos grandes eventos do ano. Pessoas de todo o mundo vão ir para o evento. Se fizéssemos aqui no Brasil, teria que ser um estádio de futebol. Tivemos problemas com a cobertura, teríamos que conseguir um tipo de ‘garra’ para isso e tivemos problemas, não teríamos tempo para isso. Las Vegas era a única outra opção", disse.
"Las Vegas é a capital de lutas do mundo. Não importa quantas pessoas vão para o evento, sempre há quartos de hotal disponíveis. Será perto do 4 de julho (dia da Indpendência dos EUA), será uma grande semana. Fazia todo o sentido do mundo fazer isso lá", completou.
Dana White já havia anunciado e confirmado a luta entre Anderson e Sonnen para o estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, no dia 23 de junho. Alguns problemas, porém, acabaram afastando o evento do solo brasileiro.
O UFC no Brasil acabou coincidindo com a data da conferência Rio +20, organizada pela ONU para tratar sobre o desenvolvimento sustentável. Com os principais chefes políticos do mundo na cidade, faltam quartos de hotéis disponíveis. Há também um problema para contratar seguranças para os dois eventos. Além disso, os principais cassinos de Las Vegas ainda abriram uma campanha clara para receber o evento, oferecendo grandes quantias de dinheiro ao UFC.