Santos bate São Paulo e vai à 4ª final seguida

IGNeymar fez seu 100º gol pelo Santos

Neymar fez seu 100º gol pelo Santos

Pelo terceiro ano seguido, o Santos eliminou o São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista. Neste domingo, em pleno Morumbi, a equipe do técnico Muricy Ramalho derrotou os anfitriões por 3 a 1, contando com atuação magistral de Neymar, autor de três gols. Com isso, o time da Vila Belmiro vai à sua quarta final estadual consecutiva, sendo que das últimas três vezes o resultado foi título.
O adversário do Santos, que atuou com seu uniforme azul-turquesa, sai do duelo entre Guarani e Ponte Preta, que ocorre ainda neste domingo no Brinco de Ouro da Princesa. Os times de Campinas eliminaram respectivamente Palmeiras e Corinthians nas quartas de final.

Além de marcar três vezes, Neymar infernizou a defesa são-paulina, e contou com falha desse setor adversário para construir sua grande atuação. O atacante ainda provocou a expulsão do meio-campista Cícero, além de chegar a 102 gols com a camisa santista. O centroavante pareceu não se importar com o fato de que o Santos atuou na Copa Libertadores em La Paz contra o Bolívar durante a semana, enquanto o São Paulo teve sua partida contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil adiada pela chuva.

O jogo
Sem Luís Fabiano, Emerson Leão inovou na escalação da equipe. O técnico deixou Willian José como centroavante, Casemiro no meio de campo e Fernandinho no banco. Com isso, a ideia era encaixar o time do Santos no meio, fato que não ocorreu nos primeiros minutos.
A partida começou movimentada e logo aos 3min o placar foi alterado. Alan Kardec, novidade no lugar de Borges, invadiu a área, foi travado por Paulo Miranda e o auxiliar de linha de fundo considerou pênalti, confirmado por Paulo César de Oliveira. Neymar foi para a cobrança e acertou o lado direito da meta de Denis, conseguindo seu 100º gol com a camisa do Santos.

O São Paulo buscou sair para o jogo para buscar sem empate, e ficou perto dele aos 10min. Em cobrança de escanteio, Paulo Miranda desviou e a bola explodiu na trave esquerda de Rafael. Quatro minutos depois, Cícero cobrou falta da intermediária, Rafael espalmou e bola seguiu perigosa na área, mas o time da casa não conseguiu aproveitar.
O jogo começou a ser mais ao gosto do São Paulo, que pressionava a defesa visitante. Mais próximos, Lucas, Jadson e Willian José, enfim, trouxeram problemas para o sistema defensivo adversário. A troca rápida de passes entre o trio e as bolas aéreas quebraram em parte o sistema santista, o qual se baseava muito nos botes de Adriano e Arouca no meio-campo.

Quem marcou, porém, foi o Santos. Depois de desatenção da defesa são-paulina, Ganso deu grande passe para Neymar, que invadiu a área e tocou na saída de Denis. O segundo gol foi um baque para o time da casa, que ainda viu Neymar amarelar Piris após quatro dribles seguidos e um pontapé do lateral paraguaio.

O São Paulo voltou com duas modificações para o segundo tempo: saíram Piris e Jadson para as entradas de Rodrigo Caio e Fernandinho. O time da casa saiu mais uma vez para o jogo, mas o Santos que ficou perto de marcar. Alan Kardec arrematou rasteiro e Denis espalmou. Neymar veio no rebote e acertou a trave.

Aos 10min, o goleiro Rafael, que já havia pedido atendimento duas vezes, desabou no gramado para dar lugar a Aranha. No minuto seguinte, o Santos, que ameaçava em contra-ataques, chegou a estufar as redes adversárias. Em falta cobrada na área, Edu Dracena passou de cabeça e Alan Kardec completou, mas a arbitragem viu falta polêmica.
O São Paulo levava sustos, mas criava muitas oportunidades. Elas, porém, resultavam em nada ou por falta de pontaria, azar ou ação da marcação santista. Aos 18min, porém, a bola entrou. Em posição irregular, Willian José recebeu bola na área, girou e bateu no canto esquerdo de Aranha. O empate por pouco não saiu logo em seguida em cobrança de falta de Cícero que o goleiro santista espalmou.
A última cartada de Leão foi a entrada de Osvaldo no lugar de Casemiro, mas pouco depois a esperança são-paulina minguou. Neymar chutou forte da entrada da área aos 32min e viu Denis espalmar a bola para dentro do gol. Este foi o golpe para que o São Paulo diminuísse, o que piorou após Cícero ser expulso por falta em Neymar. Enquanto isso, o time visitante brincava com a bola e aguardava o apito final para sua festa.

Ficha Técnica
SÃO PAULO 1 x 3 SANTOS
Gols
SÃO PAULO:
Willian José, aos 18min do 2º tempo
SANTOS:
Neymar, aos 3min e aos 31min do 1º tempo, e aos 32min do 2º tempo
SÃO PAULO: Denis; Piris (Rodrigo Caio), Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denílson, Casemiro (Osvaldo), Cícero e Jadson (Fernandinho); Lucas e Willian José
Treinador: Emerson Leão
SANTOS: Rafael (Aranha); Maranhão, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Elano, Arouca e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec (Renteria)
Treinador: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
SÃO PAULO: Piris, Rodrigo Caio, Paulo Miranda e Cícero
SANTOS: Maranhão e Aranha
Cartões vermelhos
SÃO PAULO: Cícero
Árbitro
Paulo César de Oliveira (SP)
Público e renda bruta
47.771 pagantes e R$ 2.033.374,00
Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário