Bahia e Grêmio começam disputa por vaga na semi da Copa do Brasil

O Bahia nunca passou das quartas de final. O Grêmio avançou em nove de 11 vezes em que disputou esta fase. E ambos tratam a Copa do Brasil como prioridade às vésperas de começar o Brasileirão.

É assim que as equipes irão se enfrentar nesta quinta-feira, às 21h, no Pituaçu, em Salvador, pelo primeiro jogo do confronto que renderá vaga na semifinal. O Bahia vem embalado pela conquista estadual diante do Vitória, domingo, após um jejum de dez anos. Espera superar a campanha de 1989 (foi eliminado pelo Grêmio), 1990, 1999 e 2002.

Já o Grêmio, em busca do pentacampeonato, tem a obsessão de acabar com o período de 11 anos sem conquistas nacionais e voltar à Libertadores em 2013, ano de inauguração da Arena, o novo estádio. A partida marca ainda o confronto entre duas figuras importantes do futebol brasileiro: Paulo Roberto Falcão e Vanderlei Luxemburgo. Depois de serem companheiros no Internacional em 1978, voltam a se encontrar.

Alicio Pena Junior apita o jogo com assistência de Guilherme Dias Camilo e Cleriston Clay Barreto Rios.

Escalações
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Rafael Donato e Gerley; Fahel, Hélder, Diones e Gabriel; Lulinha e Souza (Júnior).

Grêmio: Victor; Edilson, Gilberto Silva, Naldo e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio; André Lima e Marcelo Moreno.

Fora
Bahia: Ávine, em processo de recuperação de lesão.

Grêmio: Kleber, Julio Cesar, Werley e Bertoglio, em processo de recuperação de lesão.

Fique de olho
Bahia: Gabriel. Com a chegada do técnico Paulo Roberto Falcão, o atacante se transformou no principal articulador. Foram 18 assistências no Baianão 2012, desempenho que lhe rendeu o troféu de craque do estadual. Perigoso com a bola nos pés, é letal em bolas paradas. No domingo, contra o Vitória, marcou um gol e deu passe para outros dois em cobranças de falta.

Grêmio: Marcelo Moreno. Com nove gols na temporada, dois na Copa do Brasil, o centroavante volta ao time após se recuperar de dores musculares. É o artilheiro do time no ano, ao lado do lesionado Kleber, e principal esperança de conseguir bom resultado esta noite.

Último confronto
Em oito de setembro do ano passado, no começo do segundo turno do Brasileirão, igualmente no Pituaçu, o Grêmio venceria por 2 a 1, gols de Escudero e Brandão, e passaria a acreditar em classificação à Libertadores.

O time de Celso Roth, porém, não conseguiu. O Bahia descontou com Souza, de pênalti.

Veja Mais

Deixe um comentário