Na manhã desta quinta-feira, 17 de maio, policiais do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) prenderam Lenildo Santos Barbosa, 24 anos, acusado de porte ilegal de arma de fogo. A prisão aconteceu na cidade de Girau do Ponciano.
Por volta das 10h uma guarnição do Pelopes estava à procura de dois indivíduos que supostamente haviam praticado um roubo em uma sorveteria localizada no centro da cidade de Girau do Ponciano. Após algumas rondas, os militares avistaram dois indivíduos com as mesmas características que foram passadas pela vítima. Foi feita uma abordagem, mas não foram encontrados indícios que comprovassem o envolvimento dos mesmos no assalto.
Após o término da abordagem, alguns populares informaram aos policiais que na Rua José Luiz de Sandes teria uma casa que estava servindo como ponto de tráfico de drogas. Quando a guarnição chegou ao local, avistou Lenildo Santos arremessando um objeto para a casa vizinha e em seguida correndo para o interior da residência.
Com a autorização expressa da proprietária da casa, os policiais adentraram na residência e foram até os fundos da mesma, onde encontraram um revolver calibre 38, com uma munição intacta. A arma estava no chão, ao lado do muro. Observando por cima do muro, os militares avistaram uma bicicleta abandonada. Após a confirmação das características da bicicleta, os policiais constataram que a mesma havia sido roubada, momentos antes, no centro da cidade. O proprietário da bicicleta foi localizado, mas não reconheceu Lenildo Santos como sendo o autor do roubo.
Lenildo Santos disse aos policiais que entrou correndo na residência porque havia ficado assustado. O mesmo recebeu voz de prisão e em seguida foi encaminhado a Delegacia do 56° D.P. de Girau do Ponciano, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, Art. 14 da Lei 10.826/2003.