Cadeirantes cobram cumprimento da lei da acessibilidade à OAB

Alagoas24horasAndré Dionísio

André Dionísio

Um grupo de cadeirantes se reuniu na manhã desta quarta-feira, 30, com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), Gilberto Irineu, para cobrar o cumprimento da Lei da Acessibilidade (10098/2000), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, na cidade de Maceió, o que segundo eles, não vem sendo cumprida, principalmente no que diz respeito ao transporte público.

A principal queixa do grupo, composto por oito cadeirantes, é em relação ao despreparo dos motoristas dos coletivos, que segundo eles, muitos não param ou, quando não, relatam que esqueceram a chave do elevador de acessibilidade ao transporte. “Já se tornou corriqueiro enfrentarmos problemas com os condutores dos ônibus. Quando eles não queimam ponto, eles dizem que esqueceram a chave e nos obrigam a entrar no coletivo sendo transportado por outras pessoas, o que é inaceitável”, relatou indignado André Dionísio.

Outro problema enfrentado pelos candeirantes, que segundo Dionísio atinge cerca de 40% da população, é a falta de estrutura dos pontos de ônibus “que agora estão sendo feitos em um padrão e não corresponde com a realidade dos novos transportes, que os elevadores são a ar e param muito abaixo do tamanho da parada”.

De acordo com Gilberto Irineu, os motoristas de coletivos da grande Maceió são despreparados. “É uma realidade, pois os servidores não estão preparados para manusear estes equipamentos”, destacou, enfatizando que é necessário uma campanha de sensibilidade para com os condutores dos coletivos, “para que respeitem o portador de necessidades especiais”.

“E não é só isso, o município de Maceió tem um débito muito grande com os portadores de deficiências e ou mobilidade reduzidas, pois os órgãos públicos não garantem a mobilidade destas pessoas ferindo assim a lei”, explicou Irineu, destacando que o prefeito de Maceió será notificado e que na próxima segunda-feira (4) a promotora Marluce Falcão receberá os candeirantes e a Comissão de Direitos Humanos.

Veja Mais

Deixe um comentário