Era para ser um jogo de festa, para dar confiança às vésperas de uma competição importante, mas foi na verdade uma partida que deixou dúvidas e preocupações ao povo português. Neste sábado, no estádio da Luz, em Lisboa, a Turquia fez 3 a 1 em Portugal, no último amistoso da equipe lusa antes da Eurocopa 2012, na Polônia e Ucrânia.
O domínio do jogo foi quase sempre dos donos da casa, mas o time turco foi mais eficiente quando teve oportunidades. Contou, é verdade, com três falhas importantes da defesa lusa (um gol contra, por sinal). Para piorar, Cristiano Ronaldo perdeu pênalti quando o jogo ainda estava 2 a 1 para o turcos, que não estão no torneio europeu.
Portugal estreia na Eurocopa no dia 9 de junho, sábado, às 15h45m, contra a Alemanha, em Lviv, na Ucrânia. O Grupo B ainda conta com Dinamarca e Holanda.
O jogo
Portugal começou a partida em ritmo forte. Partiu para o ataque e pressionou a Turquia no campo de defesa. Sem conseguir escapar do ímpeto ofensivo do time luso, os turcos viram bons lances de Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida, que acertou a trave após desvio de cabeça, aos 29 minutos.
Somente aos 32 minutos é que a Turquia chegou com perigo. Altintop bateu falta de longe, a bola fez curva, e acertou a trave esquerda de Rui Patrício. O lance animou os turcos, que abriram o marcador aos 34, com Umut Bulut. O atacante aproveitou bobeira da zaga turca e balançou a rede lusa.
Aos 40 minutos, Hugo Almeida teve a chance de empatar. Mas fez uma escolha errada ao tocar para Coentrão quando tinha a chance de chutar a gol.
Uma decisão errada no ataque, claro, prejudica, mas um erro na defesa pode ser fatal. E foi novamente aos seis minutos do segundo tempo. Enquanto Portugal buscava reação, a Turquia se aproveitou de um passe ruim de Miguel Veloso para Bruno Alves. Umut Bulut ficou com a bola e acertou belo chute: 2 a 0.
Com uma desvantagem maior no placar, Portugal resolveu reagir. E aos 11 minutos diminuiu com belo gol de Nani. O atacante chutou cruzado da direita e não deu chance para o goleiro Volkan. O time luso teve a chance de empatar em pênalti, aos 19 minutos, mas Cristiano Ronaldo desperdiçou a chance. Volkan defendeu.
Apesar de ter continuado na pressão em busca da igualdade, a equipe lusa não conseguiu superar a defesa turca. Em alguns momentos, porém, faltou mesmo pontaria. Recuada, a seleção da Turquia apenas administrou o resultado. Mesmo assim, ainda encontrou tempo para ampliar a vitória. De novo com falha de Portugal. Ricardo Costa fez contra, desviando também no luso-brasileiro Pepe.