A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) deve instaurar sindicância para investigar a fuga de um detento neste domingo, dia 3, do Presídio Baldomero Cavalcanti. O preso, identificado como Josadaque Williams Silva de Oliveira, cumpria pena desde 2009, quando foi preso pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) da Polícia Civil, acusado de participação no assalto a uma loja de produtos eletrônicos no bairro do Poço.
De acordo com a assessoria de comunicação da Segap, o reeducando utilizou a ‘dinâmica’ do recolhimento de lixo da unidade prisional para conseguir escapar. Ainda segundo a assessoria, os presos recolhem o lixos em baldes, que posteriormente são depositados em um contêiner, na parte externa do presídio. Todo o procedimento é supervisionado por agentes penitenciários.
Ontem, no entanto, o agente teria percebido a presença do preso dentro do balde, no momento em que o conteúdo foi despejado no contêiner. O agente ainda tentou ‘segurar’ o fugitivo, mas não obteve êxito. Nenhum tiro de contenção foi disparado. O preso estava recolhido ao módulo II da unidade prisional.
A Sgap deverá investigar se houve participação ou facilitação na fuga.