Técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) já estão trabalhando na elaboração do relatório acerca da fiscalização comercial realizada na sede da Eletrobras Distribuição Alagoas e em 17 municípios, entre os dias 29 de maio e 06 de junho deste ano.
Os técnicos estiveram nas agências e postos de atendimento localizados nos municípios de Porto Calvo, Matriz do Camaragibe, Boca da Mata, Maragogi, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Campos, Pilar, Coruripe, Penedo, Maceió, São Sebastião, Arapiraca, Santana do Ipanema, Olho D’água das Flores, Palmeira dos Índios, Jacaré dos Homens e Delmiro Gouveia.
Nas 17 cidades visitadas, foi verificado o cumprimento dos seguintes pontos: atendimento ao consumidor (pedido de nova ligação); ressarcimento por danos elétricos (queima de equipamentos); arrecadação; faturas de energia; suspensão do fornecimento, pedido de religação, entre outros.
“Essa fiscalização é uma atividade anual e rotineira da Coordenadoria de Energia e papel da Arsal como órgão fiscalizador competente no Estado”, explicou Jozenilda Cavalcanti, coordenadora de Energia da Agência.
Com o término da fiscalização, um relatório apontando as não conformidades (caso sejam encontradas) é encaminhado à Eletrobras, que tem um prazo para apresentar a defesa em relação aos pontos abordados. Somente após a avaliação dessa defesa, a Arsal estipula as possíveis penalidades à concessionária.
Fiscalização Técnica
Em março passado, a Arsal realizou uma fiscalização técnica na sede da Eletrobras e nas subestações em todo o Estado, para verificar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária, avaliando itens como: qualidade do fornecimento de energia elétrica (níveis de tensão), estado de conservação das subestações, mercado de energia, entre outros. O relatório desta fiscalização foi emitido à concessionária, que já se manifestou, estando aguardando a análise da Coordenadoria de Energia.