Numa cadeira de rodas, mas com disposição e esperança de conseguir o que espera há mais de 40 anos, o divórcio, para casar de novo, o aposentado Nelson Mendonça, 75 anos, não via a hora de ser atendido nesta sexta-feira (15) no Programa Governo Perto de Você, no município do Pilar. Com ele, os dois filhos do atual casamento, Helena da Silva Mendonça e Nelson Filho.
O aposentado Nelson contou que fraturou a perna, mas não podia perder a oportunidade garantida pelo Governo do Estado, principalmente aos mais carentes. “Tive dois filhos com a primeira mulher. Ela foi embora e eu casei de novo. Agora quero conseguir meu divórcio”, falou enquanto aguardava no local destinado às pessoas que teriam prioridade no atendimento.
A exemplo do senhor Nelson, centenas de pessoas compareceram à Escola Municipal de Educação Básica Professor Arthur Ramos (Caic), na Chã do Pilar, em busca dos diversos serviços públicos oferecidos pelo Governo, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Social (Seas), com a participação de diversas secretarias e órgãos estaduais, além do apoio da Prefeitura do município.
Durante todo o dia, a movimentação não parou. Documentos como Carteira de Trabalho, Identidade e casamento coletivo estavam entre os serviços mais procurados. Mesmo enfrentando fila para serem atendidas, as pessoas não reclamavam. Ao contrário, para elas a ação foi a oportunidade que tiveram para conseguir documentos que até então não tinham acesso.
“Minha filha recebeu um papel [panfleto] e disse que era a oportunidade para tirar a Identidade e a Carteira do Trabalho dos irmãos”, disse Maria Cícera Alves, que levou os dois filhos, Elmiro, 14 anos, e Calebe, 15 anos, para conseguir a documentação. “É uma grande oportunidade de beneficiar muitas pessoas que precisam arrumar emprego e não conseguem porque não têm documento”, afirmou Maria Cícera, que chegou às 6h50.
Grávida de oito meses, Josielda Gomes Honorato , 16 anos, chegou cedo à escola onde o Governo Perto de Você foi realizado para tirar a Carteira do Trabalho. “Esse programa vai facilitar muito a vida da gente”, afirmou.
Já na fila para o casamento coletivo, a alegria estava estampada no rosto dos casais e familiares. A idade era o que menos importava. Tinha jovens e idosos que o que mais queriam naquele momento era legalizar a situação matrimonial. Caso de Antonio de Araújo Oliveira e Josefa Quitéria dos Santos, que já vivem juntos há 28 anos, têm dois filhos, mas queriam legalizar a situação. “Era o sonho da gente de casar no civil”, disse Antônio, sem esconder o sorriso.
Maria das Graças dos Santos, 41 anos, e Antônio Pedro da Silva, estão juntos há 12 anos e também foram ao Governo Perto de Você legalizar a situação conjugal. “Deu vontade de casar. Na outra vez que teve [a ação] eu não consegui porque o registro estava errado. Mas agora, se Deus quiser, vou conseguir”.
Nas diversas salas da escola, outros serviços foram prestados, como atendimento do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Defensoria Pública, Educação, Saúde, Secretaria da Fazenda, Instituto do Meio Ambiente, e vários outros.
O secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo, destacou a importância do programa e anunciou para o próximo mês a ação no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió. “Esse é um programa de Governo criado no início do mandato do governador Teotonio Vilela exatamente para levar cidadania às pessoas que precisam dos serviços públicos e nem sempre têm condições de se deslocar até o órgão competente. O principal beneficiário é a população, especialmente a mais carente, a que mais necessita. Por isso, a determinação do governador é que o programa prossiga, indo aos municípios e à capital”, afirmou Claudionor, que acompanhado do prefeito do Pilar, Renato Rezende, vereadores e secretários locais, percorreu toda a escola para acompanhar de perto o trabalho.