Novamente com o capitão Giba, que retornou às quadras após passar por uma cirurgia na tíbia esquerda, entre os titulares, o Brasil passou com facilidade pelo seu segundo compromisso pela quarta rodada da Liga Mundial, em Tampere, na Finlândia. Menos irregular do que na vitória do dia anterior sobre o Canadá, a seleção brasileira derrotou os donos da casa neste sábado, por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/18 e 25/23, e chegou aos mesmos 26 pontos da Polônia, que derrotou os canadenses por 3 a 0 na preliminar.
Com o mesmo número de pontos no grupo B da Liga Mundial, Brasil e Polônia decidem neste domingo, às 10h (horário de Brasília), uma vaga na fase final da competição, que será disputada de 4 a 8 de julho, em Sófia, na capital da Bulgária. O SporTV transmite a partida.
O JOGO
Como de hábito nesta Liga Mundial, a seleção brasileira começou a partida cometendo muitos erros. Melhor para os donos da casa, que lideraram o set até o nono ponto (9 a 5). Foi aí que Giba entrou em ação. Ele não jogava desde dezembro do ano passado. Com o capitão no saque, o Brasil fez cinco pontos seguidos, virou o jogo e deu a impressão de que deslancharia.
Após estarem perdendo por 18 a 15, os finlandeses deram o troco e viraram para 19 a 18. O placar seguiu igual até o 22º ponto, quando a experiência dos tricampeões mundiais falou mais alto, e o time de Bernardinho fechou em 25 a 22.
A vitória deu confiança ao time brasileiro, que se aproveitou dos muitos erros cometidos pelos donos da casa para abrir 16 a 10 antes do segundo tempo técnico. Daí em diante, a equipe se soltou, voltou a jogar como Brasil e venceu a parcial sem maiores problemas por 25 a 18.
A parada de dez minutos entre o segundo e o terceiro sets não fez bem à seleção brasileira, que, sonolenta, permitiu que a Finlândia abrisse 4 a 2. A reação dos donos da casa, no entanto, não durou muito, e rapidamente o Brasil voltou a comandar. Mas os finlandeses eram valentes e mantiveram a partida equilibrada até o 22º ponto. A partir daí, a experiência falou mais alto e os brasileiros fecharam o set em 25 a 23, num ataque de meio do central Rodrigão.