A partida contra o Boca Juniors, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, final da Taça Libertadores, marcará a despedida de um dos principais jogadores do Corinthians na temporada. O zagueiro Leandro Castán foi negociado com o Roma e se apresentará ao novo clube após o encerramento do torneio sul-americano.
O acordo vem sendo mantido em sigilo pela direção alvinegra justamente por causa da última partida do torneio. Os dirigentes temem que o anúncio possa mexer com o grupo às vésperas do histórico duelo. O Timão receberá cerca de € 5,5 milhões (R$ 13,7 milhões) pelos direitos do atleta de 25 anos.
Corinthians, Roma e Leandro Castán conversavam desde o início da temporada. Representantes do atleta viajaram para a Itália algumas vezes neste período para conhecer o clube e negociar. O acordo foi fechado há duas semanas, logo após o empate por 1 a 1 contra o Santos, em São Paulo, pela semifinais. O jogador ficará na equipe da capital italiana por quatro anos.
Contratado do Barueri, Leandro Castán chegou ao Corinthians em 2010 e virou titular no ano passado ao assumir a vaga do capitão William, aposentado. O defensor brilhou na campanha do título brasileiro, se fixou como titular absoluto e, neste ano, vem sendo fundamental no ótimo rendimento do setor na Libertadores – apenas quatro gols em 13 partidas. Em 109 jogos pelo Timão, ele anotou três gols.
Apesar de perder um titular, o Corinthians tem peças de reposição para a posição. Os zagueiros Paulo André e Wallace, que passaram por cirurgias no início do ano, estão recuperados e à disposição do técnico Tite para brigarem pelo lugar. O treinador tem também os garotos Marquinhos, Antônio Carlos e Felipe.
Castán, aliás, é o primeiro de alguns jogadores que deixarão o Corinthians nas próximas semanas. O volante Paulinho tem propostas de clubes europeus, mas a direção ainda tentará comprar parte dos direitos dele. Outros que não são titulares, como o lateral-esquerdo Ramon, o meia Ramírez e o atacante Gilsinho, também devem sair.
Leandro Castán foi procurado pelo GLOBOESPORTE.COM para falar sobre a negociação, mas o celular do jogador estava desligado.