A 10ª edição da Semana Arthur Ramos acontece entre os dias 5 e 10 de julho, e a abertura será na Casa de Cultura de Pilar. Na programação, estão palestras, mostras, exibição de documentário, apresentação da Orquestra Filarmônica Raul Ramos e a entrega da comenda que leva o nome do cidadão mais ilustre do município.
As atividades começam na manhã desta quinta-feira com uma salva de rojões, em seguida, às 8h30, os participantes poderão contemplar a exposição O Pilar de Arthur Ramos. Na ocasião, também haverá um café regional.
Já no dia 6, a partir das 21h, haverá a entrega da comenda durante um baile no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar.
No sábado, um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade promete agitar a população. A empreitada começa às 8h. No mesmo dia, a partir das 9h, será inaugurada a mostra Arthur Ramos em Literatura de Cordel.
Ainda durante o dia 7 ás 21h, na Casa da Cultura, será realizado um sarau.
No domingo, dia 8, Arthur Ramos e o Negro, será tema de uma palestra na Praça Floriano Peixoto, que fica localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. Também haverá apresentação do grupo de capoeira Raízes Negras e do Makulelê.
No penúltimo dia de ações, 9, o psicoterapeuta Laerte Leite discorre sobre o tema Arthur Ramos, a Psicanálise e a Criança, no auditório da Câmara Municipal, no centro de Pilar.
E, para encerrar a semana cultural, no dia 10, a Orquestra Filarmônica Raul Ramos faz uma apresentação na Praça Floriano Peixoto, que será seguida da exibição de um documentário.
De acordo com o diretor de cultura de Pilar, Sérgio Moraes, a entrada em todas as ações será gratuita. “Nossa intenção é que todos tenham acesso à programação cultural”, disse.