ASFOPAL elege novo Presidente

Ascom AsfopalAscom Asfopal

No ano em que comemora 27 anos de existência, a Associaçãode Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) escreveu mais uma página em sua história.Quinze meses após a primeira eleição direta para o cargo de Presidente, em que elegeua professora Suely Silva Cavalcante, a associação elegeu por meio de aclamação, nesta quarta, 04 de julho, seu segundo Presidente de forma direta, o jornalista e produtor cultural KeylerSimões e o mestre Geraldo José, como vice-presidente.

A eleição de hoje aconteceu, pois a professora Suely pediuafastamento, por incompatibilidade de horários que a impediu de se dedicar àsfunções que a associação exigia, e segundo o estatuto uma nova eleição teriaque ser convocada.

Keyler Simões é jornalista há 14 anos e produtor cultural há19, e desde 2000 acompanha as atividades da ASFOPAL quando iniciou seu trabalhona Secretaria de Estado da Cultura na Coordenação de Eventos, e começou aconviver com o saudoso professor Ranílson França, quatro anos depois de conhecê-lo,quando Ranílson estava respondendo pela Secretaria Estadual de Cultura, em1996, e foi firmado um convênio entre a SECULT e a Universidade Federal deAlagoas para documentação do resgate do grupo de Fandango do Pontal da Barra,em Maceió, liderada pelo falecido Mestre Isaldino e Keyler era um dos estagiáriosda Assessoria de Comunicação, da Pró-Reitoria de Extensão, que se encarregou deacompanhar semanalmente os ensaios e reuniões com o Fandango, que é o únicogrupo do gênero em Alagoas até hoje.

Desde então, Keyler vem trabalhando e convivendo com mestrescomo Mestra Hilda, Verdelinho, Venâncio, Nelson da Rabeca, Tororó do Rojão, JoséCícero (banda de pífanos Esquenta Muié), Chau do Pife, Mestre Benon, Isaldinodentre outros. Lançou a série de CDs “Música Popular Alagoana” com Mestre Verdelinho,Jurandir Bozo, Nelson da Rabeca, Tororó do Rojão; o CD “Sonho de Criança”, dabanda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro; o CD “Chau no Capricho”,de Chau do Pife; o CD “Unirversando”, de Mestre Verdelinho, além dos DVDs “Rabequiê”,sobre Nelson da Rabeca e o DVD “Esquenta Muié – 30 anos de Pífanos em Alagoas”,estes três últimos foram premiados pelo Ministério da Cultura com o PrêmioCulturas Populares, de 2007 e 2010. Em 2011 pôs no ar o blog de Chau do Pife(chaudopife.blogspot.com) que servirá de modelo para futuros blogs do gênero.

O nome do Jornalista foi defendido pela ex-presidente daASFOPAL e braço direito de Ranílson França, Josefina Novaes e por outros amigose integrantes da associação, como Sonia Lucena e Gustavo Quintella, quesentiram a necessidade de uma renovação na liderança da ASFOPAL com o objetivode integrá-la às novas políticas públicas de cultura, como editais públicos einserção da mesma, por exemplo, nas novas mídias, inclusive com a criação dosite da ASFOPAL para divulgação dos grupos e artistas associados, uma necessidadee cobrança de anos. “Já era uma honra só em ter meu nome lembrado, e mais ainda,pela própria eleição, pois sempre tive uma admiração por Ranílson França eJosefina Novaes e pelo trabalho deles. Entendo esta nossa eleição como umdesafio imenso, pois é o fato de aceitar uma herança imensurável deixada porRanílson para atender às expectativas de tantos grupos e mestres populares dacultura, e o fato de conseguirmos criar uma chapa única, sem que haja disputainterna, junto com Mestre Geraldo, de quem sou amigo há anos, nos garante mais umvoto de confiança, necessário para o atual momento porque passa a ASFOPAL, alémdo apoio dado pela família de Ranílson, representada por Verônica, viúva deRanílson”, explicou Simões.

Como vice-presidente da ASFOPAL foi eleito Geraldo José daSilva, 57 anos, ou simplesmente Mestre Geraldo, que é professor da redeestadual de ensino e mantém grupos de Maracatu, quilombo, Coco de roda e Toréde índio, que integram o Grupo Folclórico Axé Zumbi, alémde ensaiar todos os anos Quadrilha junina e a Dança da Fita. É sócio-fundadorda ASFOPAL.

Dois dos maiores desafios enfrentados por esta novadiretoria é a reativação do projeto Engenho de Folguedos, criado por Ranílsonpara divulgar os grupos, e a reativação da luta pela reintegração de posse doConjunto Joana Gajuru, sonho antigo da ASFOPAL, que se destina a abrigar 50mestres de folguedos de Alagoas, que há quase dois anos foi invadido e oprocesso se encontra na justiça. “Como não temos receita própria, temos querecorrer a parceiros e patrocinadores para viabilizarmos os nossos projetos.Vamos marcar reuniões com a Secretaria de Estado da Cultura e com a FundaçãoMunicipal de Ação Cultural para nos apresentarmos e expormos nossas propostas eanseios”, conclui o novo presidente.

Com 37 anos de idade, Keyler Simões é o primeiro Jornalistae segundo mais novo Presidente da ASFOPAL, só perdendo para o próprio Ranílsonque tinha 33 anos quando assumiu a presidência em 1986, um ano após a criaçãoda associação, sucedendo o mestre Wilson Correia de Barros.

A posse da nova diretoria será na quarta, dia 18 de julho,no Centro de Belas Artes, no Centro, na sala que está abrigando provisoriamenteas reuniões da ASFOPAL e a partir daí começam as primeiras atividades destanova diretoria, também com vistas ao Mês do Folclore, comemorado em agosto.

Fonte: Ascom Asfopal

Veja Mais

Deixe um comentário