Novo espaço para os comerciantes informais foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 5, e abrigará cerca de 415 camelôs que antes negociavam nas dependências de um estacionamento localizado no centro de Maceió. Em seu primeiro dia de funcionamento, o Shopping Popular Nossa Senhora de Fátima, nas imediações da Praça Marechal Deodoro, também no Centro, abriu as portas com apenas 70% dos comerciantes e, mesmo em uma nova estrutura, muitos comerciantes estão insatisfeitos com o tamanho das lojas e reclamam que falta estrutura básica no local.
Um comerciante que não quis se identificar, temendo sanções, destacou ao Alagoas24horas que uma das promessas feitas seria que além do espaço físico as dependências teriam ventilação e que as barracas teriam um espaço interno que desse para acomodar todos os produtos que nas ruas eram negociados.
“As barracas têm um espaço muito inferior ao que pensamos, pois quem trabalha com roupas num espaço desse não dá nem para se locomover, como vai dar para colocar os produtos”, destacou, enfatizando ainda que “eles prometeram colocar ventilação, para não ficarmos no calor, uma vez que se agora está chovendo e está um calor desse, imaginem quando for em pleno verão, vamos cozinhar aqui dentro e até mesmo desidratar”.
Ainda segundo o comerciante, a intenção de formalizar os camelôs é muito boa, mas que também é preciso que haja uma linha de financiamento para que pudesse adquirir novas mercadorias. “Estamos no status de shopping, então não poderemos vender coisas piratas, uma vez que é ilegal esses produtos, mas eles não nos permitem uma linha de financiamento em que seja possível fazer essas renovações e outra é um empecilho e um monte de coisinhas para o trabalhador que antes era informal se regularizar junto ao Sebrae”, destacou.
O prefeito de Maceió não compareceu ao evento de lançamento. “Ele disse que ia estar aqui. Estávamos esperando a sua presença para lhe mostrar as reais condições daqui e para saber se ele aguentaria passar mais de seis horas num local deste”, enfatizou.
Enquanto alguns camelôs cobram melhor postura da Associação, que segundo eles fez as promessas, o presidente Rosivaldo Moura, comemora. “A inauguração foi um sucesso, uma animação total”, destacou enfatizando que algumas críticas dos camelôs sempre existirá e “que estamos em uma sociedade livre e nunca agradaremos todo mundo”.
De acordo com a Associação dos Camelôs, o Shopping Popular estará aberto a partir das 8h, fechando após as 18h, “sempre vendo a demanda, no início estamos em fase de experiência, que espero que seja muito boa e sem muitas dores de cabeça”, concluiu.
Com relação ao ambulantes que não foram contemplados com os boxes, os profissionais deverão ser remanejados para um estacionamento locado pela Prefeitura de Maceió, próximo à Praça dos Palmares.