BPA apreende pássaros silvestres mantidos em cativeiro

AlagoaswebSegundo o BPA havia mais de 200 pássaros em cativeiro

Segundo o BPA havia mais de 200 pássaros em cativeiro

Uma denuncia anônima levou policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) a uma residência no loteamento Hélio Jatobá 2, na parte alta da cidade de São Miguel dos Campos, onde foram localizados centenas de pássaros silvestres.

Segundo informações da tenente Djane, que comandou a operação de apreensão das aves e autuação dos acusados pela pratica criminosa de manter em cativeiros aves em perigo de extinção, mais de 200 pássaros foram apreendidos.

Pelo menos 10 tipos de aves ameaças de extinção foram encontradas na casa, entre elas: cúrio, cardeal, galo de campina, canário da terra, craúnas, xexeu de bananeira e pinta-silva, além de sabiá, rolinha fogo-pago e extravagante.

Na residência a polícia encontrada apenas a esposa do suposto proprietário das aves, que disse a policia que o marido tinha as aves por robby e não as comercializava, “é impossível que alguém em sã consciência crie mais de 200 aves dentro de uma casa tão pequena”, comentou a tenente Djane.

Absurdo

De acordo com a polícia, foram encontradas aves em todos os cômodos da casa, “inclusive nos banheiros e quartos, onde estavam em cima das camas”, esclarece a oficial.

O proprietário da residência, identificado por Francisco Josivaldo e sua esposa, Maria das Graças, formam denunciados por comercio e deposito de aves silvestres e foram enquadrados no Art. 29 da Lei 9605, conforme informações da polícia, que registrou um TCO contra o casal.

As aves forem encaminhadas a sede do Ibama em Maceió e as gaiolas, em sua maioria, foram destruídas no local e no quartel da 1ª Cia.

Fonte: Ascom/BPA

Veja Mais

Deixe um comentário