AL reduz índice de homicídios na capital em 39,72%

O novo modelo de investigação adotado pela Delegacia de Homicídios, que teve seu efetivo reforçado e área de atuação ampliada com o lançamento do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas conseguiu esclarecer 83% dos assassinatos ocorridos em Maceió. Os levantamentos apontam que foram instaurados 42 inquéritos policiais e 35 deles tiveram ao final os autores dos crimes identificados.

O número de homicídios também caiu, se comparado com o mesmo período do ano passado. Entre 28 de junho e 25 de julho de 2011, foram 73 pessoas assassinadas. No mesmo período deste ano foram registradas 44 vítimas – uma redução de 39,72%.

O trabalho de combate à violência que vem sendo feito em Alagoas já ganhou destaque na mídia nacional. A revista Veja trouxe reportagem onde ressalta o sucesso do programa que vem reduzindo os índices de criminalidade no Estado. Na reportagem que teve como título “A cicatriz da alma”, trazendo dramas de pessoas vítimas da violência, a Veja cita, como exemplo, a política de segurança pública adotada em Alagoas, onde os governos estadual e federal uniram-se para derrotar a criminalidade.

Inaugurada pelo ministro da Justiça Eduardo Cardozo e pelo governador Teotonio Vilela Filho, a Delegacia de Homicídios conta atualmente com doze delegados que trabalham com vistas a dar agilidade às investigações dos casos registrados. Ao todo, são quatro delegados da Polícia Civil de Alagoas e mais oito da Força Nacional Judiciária, deslocados para a unidade policial, além de mais de 60 policiais – escrivães e agentes. A delegacia funciona em plantão permanente (24 horas por dia), na Rua Joaquim Távora (antiga Rua da Alegria – Centro).

Com a nova estrutura, os serviços da unidade policial foram ampliados. A partir de agora, todas as ocorrências de homicídios cometidos na Capital, inclusive de vítimas que não venham a óbito no local do crime, passam a ser investigadas pela Delegacia de Homicídios. Anteriormente, a atuação se dava apenas nas áreas do 8º e 10º Distritos (Tabuleiro) e 2º Distrito (região da orla).

“O conjunto de ações do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas já começa a mostrar resultados e esperamos que os índices de violência – especialmente os registros de homicídios – caiam ainda mais, pois esse é o compromisso assumido pelo governador e o desejo da sociedade alagoana”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.

Ele acrescenta que já estão adiantados os estudos para a implantação definitiva do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP) nos moldes daqueles que funcionam com sucesso em alguns estados brasileiros. “A previsão é de que o nosso DHPP esteja funcionando plenamente até o final deste ano”, completa.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário