O Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (2), para dar continuidade aos projetos de adequação do Estádio Rei Pelé. O campo foi oficialmente selecionado pela FIFA na manhã da última quarta-feira (1º). O presidente do Comcopa e secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, considera que é preciso empenho ainda maior nesta etapa, pois “a concorrência para receber uma seleção fica ainda mais afunilada”. Das 279 inscrições, apenas 54 foram selecionadas em todo o Brasil.
“Estamos todos felizes, não só pela nossa inclusão, mas principalmente pelo fato de apenas três Centros de Treinamento de Seleções (CTS) terem sido escolhidos no Nordeste. Alcançamos um grande objetivo, mas ainda não o final, que é sermos escolhidos por uma seleção. Vamos ter que impulsionar ainda mais as nossas ações”, pontuou Machado.
Álvaro Machado considera que dois itens serão primordiais nas ações do Comitê daqui para frente: o estreitamento da parceria com o Ministério do Esporte e a conclusão das obras acessórias no Estádio Rei Pelé.
“Apesar de o Estádio, na publicação da FIFA, estar com o status de ‘tecnicamente pronto’, temos que avançar”, opinou, relembrando que as obras ainda necessárias são a construção de salas de fisioterapia, musculação e atendimento médico no espaço do Estádio, além da execução do projeto do Memorial Rainha Marta.
O secretário-adjunto de Obras, Transporte e Logística da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Manoel Messias, explicou como está sendo realizada a parceria com o Ministério do Esporte.
“Faremos três convênios com o Ministério, dois para as obras acessórias e um específico para a construção do Memorial. Um deles, inclusive, já existe entre Ministério e Seinfra e está sendo readequado para este momento da Copa”, comentou Messias.
Messias também afirmou que a sala para os trabalhos pertinentes à Copa na Seinfra já está montada, equipada e funcionando com arquitetos e engenheiros da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da Seinfra.
Visita da Seleção da Inglaterra
Sobre a visita da seleção inglesa à Maceió, ocorrida entre os dias 27 e 28 de julho, Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Setur), afirmou ter sido a mesma positiva. Marcos comentou que a delegação ficou feliz com o fato de o Rei Pelé já existir e não apenas ser um projeto para a Copa e também que há uma recorrente insistência da FIFA na ideia de termos mais um campo de treinamento aqui em Alagoas.
Machado afirmou que a insistência é justificável, pois muitas seleções vão transitar pelo Nordeste e poucos CTS foram selecionados aqui. O secretário relembrou a opção do Estádio Nélson Peixoto Feijó, mas ponderou pelo montante de investimentos já orçado.
Pradines finalizou afirmando que “há localidades do Brasil que possuem vários campos aptos, mas poucos hotéis pareados, problema que Maceió não tem, pois possui rede hoteleira em perfeita condição de receber mais de uma seleção”.