Chau do Pife é declarado Patrimônio Vivo de Alagoas

Conselho de Cultura aprova sete novos nomes como Patrimônio Vivo do Estado.

Ascom SecultConselho de Cultura aprova sete novos nomes como Patrimônio Vivo do Estado.

Conselho de Cultura aprova sete novos nomes como Patrimônio Vivo do Estado.

O Conselho Estadual de Cultura aprovou, em reunião extraordinária realizada na quarta-feira (1º), a indicação de sete candidatos para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas.
Os nomes aprovados pelo Conselho e que seguem para avaliação do governador do Estado são o do trovador, repentista e embolador de Anadia Antônio Salvador de Souza (Canarinho de Alagoas); o da mestra de Pastoril de Pão de Açúcar Lindaura Alves da Silva; o do mestre de Samba de Matuto de Maragogi Sebastião Amaro dos Santos (Tião); o do mestre de Bumba Meu Boi Everaldo Lins; o do mestre de Chegança Juvêncio Joaquim dos Santos (Presidente de Honra da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas) e o do mestre de Fandango Ronaldo da Costa (Mestre Pancho) e de um dos mais queridos e talentosos músicos de Alagoas Jose Prudente de Almeida, mais conhecido por Chau do Pife. Os quatro últimos mestres indicados são de Maceió.

A Comissão Especial para Seleção dos Candidatos ao Registro do Patrimônio Vivo, instituída pela Portaria nº 95/2012, analisou a lista de inscritos, discutiu os critérios de seleção de acordo com a Lei nº 6513 de 22 de Setembro de 2004, sua alteração de nº 7.172 de 30 de Junho de 2010 e enviou os nomes para homologação.

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o objetivo da realização do edital de inscrições para o Registro de Patrimônio Vivo foi completar as 40 vagas criadas por Lei para que os mestres e mestras possam receber o auxílio institucional e dinamizar as atividades desenvolvidas pelos grupos, dando continuidade aos folguedos existentes em Alagoas. “Com as novas inscrições, serão ao todo 39 mestres. Com a realização desses registros se pretende valorizar e preservar a cultura popular em nosso Estado”, afirmou.

"A declaração do Mestre Joaquim Juvêncio é motivo de alegria para todos nós da ASFOPAL por ser nosso Presidente de Honra e um dos mais antigos mestres de Chegança de Alagoas", falou Keyler Simões, Presidente da ASFOPAL.

Fonte: Ascom Secult

Veja Mais

Deixe um comentário