O Manual do Candidato 2012, elaborado e disponibilizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) para todos os candidatos do PMDB, principalmente os que concorrem a cargos majoritários em todos os municípios do País, é recomendado pelo senador Renan Calheiros, presidente do partido em Alagoas, “como um guia efetivo para uma eleição bem sucedida”.
O manual está focado na preparação política do partido e traz informações detalhadas sobre todos os passos a serem seguidos pelos candidatos. Além de recomendar suas instruções, Renan enalteceu a iniciativa da FUG, presidida pelo Eliseu Padilha, “no esforço que vem empreendendo para o PMDB alcançar sua identidade com a alma política da cidadania brasileira”.
O desejo do presidente da FUG, expressão na apresentação do manual, é que o maior partido político do Brasil cumpra seu mister na plenitude. Este processo, na sua concepção, se consolidará a partir de uma eleição proporcionalmente mais qualificada de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos forjados e ofertados às comunidades pelo respeito à cidadania, à ordem e à lei.
“Nossa experiência tem comprovado que o planejamento, a unidade do discurso e o prévio debate com a comunidade são fatores que maximizam nossas chances de vitória em todas as eleições majoritárias e proporcionais. E o Manual do Candidato oferece as ferramentas necessárias para auxiliar rumo a esta meta”, afirma o presidente Eliseu Padilha.
O manual, com 304 páginas, foi encaminhado pelo senador Renan a todos os candidatos a prefeito do PMDB que disputam as eleições deste ano em 38 municípios alagoanos. O material será disponibilizado, também, aos 33 candidatos a vice-prefeito e aos 549 que disputam cargos de vereador. O partido é o que registrou maior número de candidatos a prefeito e vice no Estado.