O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) recebe nesta terça-feira (7) a visita do governador Teotonio Vilela Filho. Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e da diretora do órgão, Verônica Guedes, ele visitará os setores de captação de doadores de sangue e medula óssea, laboratórios e o Ambulatório de Hematologia, além de verificar os avanços obtidos pela Hemorrede Pública de Alagoas, certificado como unidade de elite pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).
Após a visita, o governador Teotonio Vilela assiste a apresentação detalhada sobre o funcionamento do Hemoal, projetos realizados e ações programadas para os próximos meses. Além de trabalhar para assegurar o fornecimento de sangue e hemocomponentes para os hospitais públicos, maternidades e unidades de emergência e urgência do Estado, o hemocentro alagoano tem trabalhado para a modernização do parque tecnológico e a capacitação sistemática de seus funcionários.
A direção da unidade apresentará ao governador o projeto de reforma do prédio sede e do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), além da aquisição de novos veículos para auxiliar na captação de doadores de sangue e medula óssea.A diretora do Hemoal afirma que o órgão tem apostado em uma política de modernização assegurada por meio da Assessoria de Gestão da Qualidade para garantir a segurança transfusional e o atendimento humanizado aos pacientes hematológicos, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Verônica Guedes também destaca que o Hemoal está investindo na descentralização de seus serviços, seja por meio das doações de sangue captadas na unidade móvel, ou pela reestruturação de toda a Hemorrede Pública de Alagoas. A diretora do órgão informa que o Hemoal trabalha para obter a certificação ISO 9001, com foco na padronização organizacional dos procedimentos. “A visita do governador ao Hemoal acontece em um momento muito importante para a instituição, que foi conceituada como centro de elite pela ABHH. Por isso, durante a visita, iremos evidenciar o trabalho realizado pelos servidores públicos do órgão, que são comprometidos com a nobre missão de salvar vidas”, salienta Verônica Guedes.