Nesta sexta-feira (10), os 30 primeiros pais que doarem sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), irão ser homenageados com uma camisa, que exalta a importância da doação voluntária. A homenagem representa mais uma ação do Núcleo de Captação de Doadores Voluntários de Sangue, já que no próximo domingo (12) será comemorado o Dia dos Pais.
Para receber a camisa, no entanto, os doadores devem comprovar a paternidade, por meio de um registro de nascimento do filho ou de um documento que o identifique como pai. O documento deve ser apresentado no Serviço Social do Hemoal, que fará automaticamente a entrega do brinde, logo após a realização da doação voluntária.
“A exemplo do que fizemos no Dia das Mães, estaremos homenageando os pais que doarem sangue nesta sexta-feira. Além de terem o poder de contribuir para a geração de uma vida, eles podem salvar até quatro, por meio do grande gesto que representa a doação de sangue, que não traz nenhum mal à saúde”, destacou a assistente social Elisabete Leão.
Critérios para doação – O candidato à doação de sangue deve ter entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e porte um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Para as gestantes e lactantes não é permitida a doação. Caso desejem repetir o procedimento, é estipulado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Postos fixos – As doações também podem ser realizadas nos postos fixos localizados na capital de Alagoas e no interior. No Hemoal Trapiche, as doações podem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h.
No caso dos voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão, que está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.