A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal/AL), Valdice Gomes, encaminhou mensagem de agradecimento ao senador Renan Calheiros (PMDB), pela sua efetiva participação na votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 33/2009), que restitui a obrigatoriedade do diploma para jornalistas. A PEC foi aprovada no Senado, por 60 votos a 4, na última terça-feira, 7.
“Eu estava presente no Senado e fui testemunha da contribuição do senador para que a PEC fosse votada naquele dia e com a alegria de ter o seu voto favorável. Não apenas eu, como todos os dirigentes da Fenaj [Federação Nacional dos Jornalistas] presentes à sessão agradecemos pessoalmente ao senador Renan Calheiros”, destacou Valdice, informando que o senador alagoano Benedito de Lira (PP) também votou favorável. O senador Fernando Collor (PTB) não compareceu ao plenário naquele dia.
A PEC segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados. O relator, senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), disse esperar que a Proposta seja apreciada rapidamente, em função de ter sido aprovada no Senado com ampla margem. “Vencida esta grande batalha, vamos agora à Câmara dos Deputados, prosseguir nossa luta que, com fé em Deus e o apoio de colegas, certamente será vitoriosa”, finalizou Valdice Gomes, otimista com a aprovação da PEC pelos deputados.