Foi realizada na manhã deste sábado (11), a formatura de cinco mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coordenado pela major PM Valdenize Ferreira. A atividade reuniu estudantes de dez escolas da capital alagoana na Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara.
No local, foram realizadas atividades artísticas e culturais, como apresentação de bandas de fanfarra, balé, coco de roda e hip hop. Outro momento do evento foi a premiação das melhores redações e cartazes sobre prevenção ao uso de drogas elaborado pelos formandos.
Outros serviços de saúde foram oferecidos pelo Centro Médico hospitalar da PMAL, como aferição de pressão arterial, exames de glaucoma e glicemia em jejum, entre outros. Acadêmicos da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) realizaram a parte de assistência social e a Secretaria da Paz (Sepaz) acolhia dependentes químicos e orientava seus familiares.
Durante o período de realização dos trabalhos, o Proerd promoveu atividades de conscientização sobre a importância do resgate e da valorização da história da cidade, os efeitos e consequências do uso de entorpecentes; desenvolveu a criatividade dos jovens e promoveu a integração entre escolas, além de aproximar cada vez mais a polícia e a comunidade.
Participaram desta edição do programa as escolas Aurelina Palmeira, Margarez Lacet, Fernades Lima, Profª Maria Benedita de Castro, Vitorino da Rocha, Edson Bernardes, Tomás Espíndola, Tavares Bastos, Rotary e Antônio Vasco.
O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) – que confirmou presença por meio de sua assessoria – foi aguardado pelos alunos, voluntários e profissionais da imprensa, contudo não compareceu ao evento até o momento da publicação desta matéria.