O município ribeirinho, Piranhas, recebeu agentes de viagens, guias, operadoras turísticase jornalistas na última semana, de 8 a 10 de agosto. O encontro que teve porobjetivo principal apresentar os novos produtos e serviços turísticos locais,já gerou negócios, projetos e divulgação. Danielle Novis, secretária de Estadodo Turismo, garantiu que a ação da Setur movimentará o fluxo de turistas nacidade.
Impressionados com a estrutura e organização do município, empresas fecharam grupos de pessoaspara conhecer o município e outras criaram expectativa ao conhecer os meios de hospedagem. Segundo Alexa Severo, da Safiras Turismo, o padrão de civilização émuito grande, as pessoas estão prontas para receber turistas e afirma que muitos frutos e resultados positivos serão realizados. Já para Luciana Oliveirada Luck Receptivo, a riqueza de cultura da cidade e sua limpeza chamam atenção.
O jornalista da Tribuna Independente, João Dionísio, afirmou estar impressionado com a estrutura do município. “Percebo o engajamento do poder público em estruturar o destino, gostei de alguns equipamentos como o Albergue Egídio Vieira, o Complexo Turístico e as pousadas”, disse.
Na noite do encontro com o empresariado local, foi apresentado a estrutura de hospedagem,atrativos turísticos e os novos produtos. O ponto forte de discussão foi a capacitação para o tarifário. De acordo com Rildo Albuquerque, do trade, o diferencial competitivo está na definição das tarifas.
Alagoas para os alagoanos
Representantes da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas anunciaram, em primeira mão, oprojeto ‘Alagoas para os alagoanos’, que está em andamento e será voltado paraos servidores públicos.
“A Setur-ALestá buscando parcerias com o empresariado para dar descontos aos servidores durante a baixa temporada. O projeto está em estudo e será muito importante para reduzir a sazonalidade”, afirmou Deucila Amorim, coordenadora do setor de Destinos e Produtos.
Amigos doTurismo
O encontro aumentou a autoestima do grupo, que resolveu montar um projeto independente dos órgãos públicos e privados, nomeado de ‘Amigos do Turismo’, a ação visa deixaro legado da experiência de cada integrante, adotando um lugar, seja ele, município ou povoado. “O objetivo é desenvolver o local de forma sustentável,atuando como voluntários”, asseguraram os integrantes.
Meios de hospedagem e alimentação
Atualmente,Piranhas está com novos meios de hospedagem, como pousadas e até albergue. Com514 leitos, tem expectativa de chegar aos 650 nos próximos meses. Já existe umhotel sendo construído, o que proporcionará a ida de grupos com quantidademaiores de turistas.
Jaqueline Rodrigues, empresária local, explicou que os serviços de hospedagem seexpandiram. No início as pessoas que visitavam Piranhas não poderiam dormir epor isso muitos começaram a adaptar suas casas para receber os turistas.
Participaramdo famtour e fampress: WS Turismo, Viver Turismo, Alagoas Group, Operadora Master,Luck Receptivo, Safiras Turismo, Trip Viagens, Transamérica, Transrotas,Destino Alagoas, O Jornal, Tribuna Independente, Embarque Nordeste, e RevistaOUSH.
O município
Distante 280km de Maceió, e com uma população de 25 mil habitantes, a cidade é cercada demorros e emoldurada pelo Rio São Francisco. Atrativos não faltam. Como: Museudo Cangaço, Café da Torre, Casa do Patrimônio, Centro de Artesanato, Casario,Complexo Turístico de Xingó, Conservatório de música, Igrejas, Mirantes, Observatório, Parque EcológicoPedra do Sino (mais novo atrativo), Hidrelétrica de Xingó, Rota do Cangaço, Artesanatono povoado de Entre montes, e o passeio que vai de Piranhas até a Foz do SãoFrancisco (2 paradas em três dias) e em breve o passeio da Maria Fumaça.