O senador Renan Calheiros recebeu nesta segunda-feira, 13, em seu escritório de apoio, em Mangabeiras, um grupo de lideranças dos agentes de saúde em Alagoas para pedir seu apoio junto ao governo federal na luta pela regulamentação do piso nacional da categoria, já aprovado nas duas Casas do Congresso Nacional. O líder do PMDB tem sido um aliado dos agentes pela aprovação do piso.
O presidente da Fenasce (Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias), Fernando Cândido do Nascimento, que liderou o grupo, disse ao senador que está prevista para esta terça-feira, 14, uma reunião dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Guido Mantega (Fazenda) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para definição do valor do piso, proposto em dois salários mínimos.
Além de acompanhar o andamento da reunião desta terça-feira, Renan comprometeu-se a conversar com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para que a regulamentação do piso seja aprovada o mais breve possível. O senador disse da sua satisfação com a “luta histórica” dos agentes de saúde e afirmou que se considera “um instrumento para a materialização do piso nacional”.
O Ministério da Saúde já repassa às prefeituras R$ 861,00 para pagamento de cada agente de saúde. Mas este valor, segundo o presidente da Fenasce, não é repassado integralmente por algumas prefeituras alagoanas e de outros estados brasileiros. “É preciso que o piso nacional seja regulamentado, para garantir o nivelamento dos salários da nossa categoria”, defende Fernando Nascimento.