O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), tem dialogado com o Banco do Brasil (BB) sobre novos investimentos para a construção de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida 2. A expectativa do Governo é aproveitar a disponibilidade de financiamento do banco para ampliar os investimentos no setor habitacional no Estado, com prioridade para famílias que ganham até três salários mínimos mensais. Desde o mês julho, o Governo Estadual mantêm discussões com o BB, que reforçou o interesse em investir em Alagoas e acompanhar os esforços do Estado para reduzir o déficit habitacional. No início de agosto, o Governador Teotonio Vilela Filho se reuniu com o vice-presidente do banco, Cézar Borges, em Brasília, e o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, recebeu o superintendente Eduardo Sant’Anna, para dar continuidade às discussões.
O superintendente da Banco do Brasil comunicou que a instituição está abrindo financiamento para o programa Minha Casa, Minha Vida no Estado e que os primeiros municípios a serem beneficiados serão os de Atalaia, Novo Lino, Marechal Deodoro e Arapiraca.
De acordo com o secretário Marco Fireman, o interesse do banco em disponibilizar recursos deve agilizar as construções. “Por acreditar no potencial de crescimento para o setor habitacional em Alagoas e considerar o desempenho do Governo no Minha Casa, Minha Vida, o Banco do Brasil abriu as portas para mostrar as possibilidades de financiamento do banco e, assim, agilizar a construção de novas casas”, explica Fireman. Em 2011, o Governo Federal autorizou o Banco do Brasil a operar, ao lado da Caixa Econômica Federal, as linhas de crédito do programa Minha Casa, Minha Vida 2. Já em junho deste ano, foi a vez do Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizar o Banco do Brasil a financiar também contrapartidas dos Estados e municípios a empréstimos destinados a subsidiar a construção de moradias do programa.
Em BrasíliaA visita ao Banco do Brasil no dia 1º deste mês, segundo o governador, foi uma reunião de “aproximação para estreitar laços”. Teotonio Vilela enfatiza que o Banco do Brasil “tomou conhecimento de que Alagoas é o estado do Brasil que teve a melhor performance no cumprimento de metas do Programa Minha Casa, Minha Vida, nos dois últimos anos, trabalhando em conjunto com a Caixa Econômica Federal”.