Cisternas e barragens subterrâneas beneficiarão 15 municípios

Uma parceria entre o Governo Federal e o governo de Alagoas propiciou a implementação do Programa Água Produtiva. O programa contempla a construção de cisternas de primeira água, para consumo humano e de 2ª água, voltada para a agropecuária familiar.

O programa também prevê a construção de barragens subterrâneas para a produção rural familiar. A parceria é com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), José Marinho Junior, informa que o programa abrange 15 municípios das regiões do Semiárido e do Agreste.

“Serão construídas 4.070 cisternas da chamada 1ª água (para consumo humano); 3.371 cisternas de 2ª água (para produção agropecuária), além de 220 unidades de barragens subterrâneas”, destaca.

Barragens subterrâneas

Marinho Junior explicou como são construídas as barragens subterrâneas. No leito do rio seco, monta-se uma barragem de pedra para contenção da água localizada abaixo do leito desse rio. A água represada é direcionada a uma cacimba construída ao lado da barragem subterrânea. A água armazenada na cacimba é usada para a irrigação de pequenas propriedades, por meio de gotejamento ou microaspersão. “Os sistemas de barragens desse tipo atenderão, principalmente, às propriedades rurais familiares”, destaca o secretário. A expectativa é aumentar de 15 para 24 o número de municípios que serão beneficiados pelas barragens subterrâneas.

Veja Mais

Deixe um comentário