Coritiba e Grêmio voltam a se enfrentar pela fase brasileira da Copa Sul-Americana 2012, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Couto Pereira. No dia 31 de julho, debaixo de muita chuva, no Estádio Olímpico, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de André Lima, em jogo disputado em um gramado completamente encharcado. Coincidentemente, as duas equipes vêm no embalo de goleadas por 4 a 0 em casa, no último domingo, pelo Brasileirão. O Coxa derrotou o Cruzeiro, e o time gaúcho passou pelo Figueirense.
Para alcançar a próxima fase, o Coxa tem que vencer por dois gols de diferença. Vitória por 1 a 0 leva o duelo para os pênaltis. O Grêmio garante classificação direta com vitória e derrota por um gol, desde que marque. Quem passar, quebra a escrita de nunca ter chegado às oitavas de final do torneio e pega o vencedor do duelo entre Cobreloa e Barcelona de Guayaquil, que se enfrentam nos dias 28 de agosto (no Chile) e 18 de setembro (no Equador).
A Sul-Americana não é vista como um torneio secundário pelos dois clubes, que enxergam no título, a possibilidade de achar um "atalho" para a Libertadores do ano que vem. Durante a semana, o técnico do Coxa, Marcelo Oliveira, deixou claro que vai apostar suas fichas no jogo e deve levar o seu time completo.
Assim como o Coritiba, o Grêmio também prioriza a competição internacional, deixando um pouco de lado o clássico Gre-Nal, neste domingo, pelo Brasileirão. Luxemburgo não poupará jogadores e escala o que tem de melhor. O discurso é valorizar a competição que pode render um título inédito (e a vaga na Libertadores).
O jogo terá arbitragem de Wilson Seneme. Ele será auxiliado por Alessandro Rocha e Emerson de Carvalho. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real a partir das 19h.