Equipe do NIT da Ufal participa de simpósio internacional em Fortaleza

Evento sobre Indicações Geográficas recebeu especialistas internacionais
Representantes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram do II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas (IG). O evento aconteceu na cidade de Fortaleza (CE) de 21 a 24 de agosto.

A equipe do NIT, representando também a Rede Alagoana de Incubadoras de Empresas (Raie), composta pelo professor Josealdo Tonholo (IQB/UFAL) e por Elaine Arouxa (NIT/ Propep/ Ufal), apresentou o primeiro caso de registro de Indicação Geográfica de Alagoas no Simpósio, com o trabalho intitulado "O papel de uma ICT no processo de obtenção de IG – o caso da Própolis Vermelha dos Manguezais de Alagoas". O registro da IG da Própolis Vermelha foi realizado a partir da mobilização da Associação dos Produtores de Própolis Vermelha (Uniprópolis), pelo Sebrae de Alagoas, com apoio de dezenas de pesquisadores da Ufal.

Tonholo apontou como principal desafio para a difusão da própolis vermelha o seu pleno conhecimento científico, necessário para fazer a agregação de valor, com geração de subprodutos que carreguem as vantagens farmacológicas já denotadas e sua transformação em outros produtos que sejam caracterizados na linha de química fina, ou seja, alguns gramas que podem valer milhares de dólares. "A parceria das empresas associadas à Uniprópolis com os pesquisadores da Ufal está avançando bastante na direção de produtos com alto conteúdo de tecnologia", observou.

"O registro da Indicação Geográfica da Própolis Vermelha foi uma excelente oportunidade aproveitada pelos empreendedores, pesquisadores acadêmicos em várias áreas do conhecimento e das várias instituições de apoio do Estado de Alagoas para trabalhar em conjunto e prover garantias de uma exploração responsável e socialmente justa deste material que só existe em Alagoas", informou a professora Silvia Uchoa, coordenadora do NIT.

O evento
A programação técnica do Simpósio foi composta por palestras, mesas redondas e minicursos sobre Indicações Geográficas, tema que o Brasil está tomando conhecimento e desenvolvendo, em especial, nos últimos 5 anos. Durante o evento, houve ainda uma exposição de estandes de produtos de IG, além da apresentação de pôsteres com trabalhos sobre Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Indicações Geográficas e tudo o que se relaciona à inovação.

O encontro promoveu a harmonização de conceitos e informações básicas sobre IG, estimulou o uso desses instrumentos como ferramentas de proteção da propriedade intelectual e do desenvolvimento regional, e apresentou recentes pesquisas sobre o tema.

No evento, estiveram presentes participantes e palestrantes de outros países, como Itália e Portugal, que possuem larga experiência na promoção dos seus produtos agropecuários por meio de Indicações Geográficas. O Simpósio despertou o interesse dos participantes em relação à disseminação e utilização das IG e estimular a formação da rede nacional de intercâmbio e trabalho em torno desse instrumento.

O NIT
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal foi criado em 2008, vinculado à Propep, para cumprir o disposto nas Leis Federais que tratam da Inovação e da Propriedade Intelectual. O Núcleo é responsável pelo Programa de Empreendedorismo, pela Incubadora de Empresas da Ufal (Incubal) e pelo Núcleo Espaço Gente.

O objetivo do NIT é dar apoio as ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia, especialmente as matérias tratadas pelas Leis nºs 9.279, de 15 de maio de 1996 (direitos e obrigações relativos a Propriedade Industrial), 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 (proteção de Propriedade Intelectual de programa de computador e sua comercialização), 8.974, de 05 de janeiro de 1995 (uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados), 9.456, de 28 de abril de 1997 (proteção de cultivares) e demais legislações afins e suas atualizações.

Conheça mais sobre o NIT/Ufal em http://www.ufal.edu.br/nit

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário