Uma tartaruga marinha da espécie Chelonia Mydas foi encontrada morta nas areias da Praia de Jatiúca nesta quarta-feira, 29, segundo informações do Instituto Biota de Conservação.
O animal encalhado foi encontrado por populares, que acionaram os órgãos ambientais. Os biólogos do Instituto Biota informaram através das redes sociais que a tartaruga-verde era uma fêmea e estava em avançado estado de decomposição. O animal marinho media 57 cm.
Neste mês de agosto, pelo menos 14 tartarugas foram encontradas no litoral alagoano. A maioria estava morta e em avançado estado de decomposição.
Para os biólogos, diversos fatores podem ocasionar a morte nos animais marinhos. Entre eles, atividades pesqueiras e ingestão de lixo.
Tartaruga Verde
A Tartaruga Verde possui o casco castanho esverdeado ou acinzentado com cerca de 1,20 metros de comprimento e pesa em média 250 quilos, podendo atingir até 350 e alimenta-se exclusivamente de algas.
Pode ser vista, com relativa facilidade, ao longo de todo o litoral brasileiro. Para desovar prefere as ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha (PE ), Atol das Rocas ( RN ) e Trindade ( ES).