Praias de Maceió e Maragogi apresentam trechos impróprios para banho

Mesmo a previsão do tempo apontado sol neste fim de semana, os alagoanos e turistas, que pretendem passar o dia de folga em uma das praias alagoanas, devem ficar atentos aos pontos impróprios para banho de mar.

Segundo o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira, 31, as amostras da água foram colhidas nos dias 28 e 29 deste mês em 55 pontos. Destes, apenas quatro são considerados inaptos para banho de mar.

Dos 11 trechos do litoral sul, compreendidos entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, todos se mantêm próprios para banho. Entre os 30 pontos da região metropolitana, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, três não são recomendados aos banhistas. Já nos 14 trechos no litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, apenas um está impróprio.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), as praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL da amostra de água.

O Conama também avalia como praias impróprias aquelas que apresentam na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100m de água.

O IMA pede que os banhistas evitem entrar no mar quando houver a presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde.

Pontos impróprios

Praia do Pontal da Barra/ Av. Assis Chateaubriand, ± 500m, norte do emissário da CASAL

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia

Praia de Jatiúca/Av Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira

Praia de Maragogi, Foz do Rio Maragogi

Fonte: Com IMA

Veja Mais

Deixe um comentário