IMA alerta sobre cuidados com o transporte de carga perigosa

Para orientar e fiscalizar motoristas quanto ao que prevê o Plano Nacional de Preparação, Prevenção e Respostas Rápidas (P2R2) será realizada a terceira etapa da operação na BR 101. Durante dois dias (20 e 21) serão vistoriados caminhões e, em caso de irregularidades, serão aplicadas as devidas punições. A atividade é feita por um grupo formado por equipes de órgãos estaduais e federais.

A primeira etapa da fiscalização aconteceu em fevereiro e a segunda em julho desse ano. O trabalho é feito em parceria pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil, Polícia Militar/Batalhão de Polícia Ambiental, Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O IMA verifica a validade da Autorização para Transporte de Produto Perigoso (ATTP) ou a Autorização para Transporte de Resíduo Perigoso (ATRP); kit de emergência; placas indicativas do produto transportado e placas de sinalização para a estrada; ficha de emergência do produto; Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) – curso exigido para o motorista; nota fiscal do produto; extintores dentro e fora do veículo.

O Plano multisetorial foi criado em 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do decreto federal nº 5.098, com o intuito de aperfeiçoar o atendimento de emergências e o intercâmbio de informações entre os estados e a federação após a ocorrência de acidentes químicos de grandes proporções.

Congresso
Para informar a mais pessoas sobre a importância de conhecer e atender o que determina a legislação sobre o transporte de cargas perigosas, os técnicos do IMA farão exposição de material educativo e deverão esclarecer dúvidas dos participantes do XIII Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas. O evento tem entrada gratuita e será realizado, de hoje até a sexta-feira (21), no hotel Ritz Lagoa da Anta.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário