O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), em parceria com a Associação do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL), está realizando, no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, desde o dia 1º de setembro, um curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico para Surdos.
O curso, realizado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), possui a carga horária de 160 horas e está funcionando de segunda a sexta, das 19h às 22h. Estão participando da iniciativa 14 alunos.
“O Senai é uma instituição referência em qualificação de Pessoas Com Deficiência em todo o Brasil, mas o Departamento Regional de Alagoas é o primeiro a ter uma turma exclusiva de PCDs dentro da construção civil”, destaca o Líder de área da Construção Civil do Senai/AL, Thalles Belo.
“Já foi realizada uma reunião entre a cordenação de Responsabilidade Social da Ademi/AL e representantes dos setores de Recursos Humanos das empresas da construção civil ligada a entidade e foi sinalizado o interesse de contratação imediata após a qualificação desses alunos”, comemora Thalles.
A legislação estabelece a obrigatoriedade das indústrias contratarem de 2% a 5 % de Pessoas Com Deficiência. “A capacitação profissional destes jovens atende à demanda da indústria e oferece condições dignas de inserção no mercado de trabalho, transformando a realidade destas pessoas”, destaca a assessora de educação do Senai/AL e coordenadora regional do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), Nívia Carvalho de Andrade.
“As pessoas com deficiência devem ser habilitadas, ou seja, preparadas para a atuação nas empresas. O mercado de trabalho atual necessita desses profissionais,o que justifica ainda mais a atuação do Senai na formação dessas pessoas”, complementa Nívia.
Com o PSAI, o Senai proporciona uma educação profissional comprometida com a diversidade, preservando a qualidade dos seus serviços. A instituição facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais aos seus cursos, expande o atendimento a pessoas com deficiência/negros/índios e oportuniza a participação de mulheres nos cursos anteriormente destinados a homens e vice-versa, além de proporcionar requalificação profissional aos idosos por meio do Programa Senai para Maturidade.