Alagoas Meeting discute planejamento e sucessão familiar em Arapiraca

AssessoriaAssessoria

A cidade de Arapiraca recebeu, nesta quinta-feira (27), a segunda edição do Alagoas Meeting. O evento, que aconteceu no Hotel Sol Nascente, discutiu governança corporativa, gestão de conflitos e planejamento societário, reunindo cerca de 90 empresários da região. O objetivo do Alagoas Meeting, realizado pela Royal Consultoria em parceria com o escritório Jairo e George Melo Advogados, foi auxiliar empresas alagoanas no processo de sucessão familiar.

Gerardo Campana (médico psiquiatra, diretor do Núcleo de Expansão da Consciência – Lumen), Jairo Melo (advogado – sócio do escritório Jairo e George Melo Advogados Associados) e Eduardo Najjar (administrador, Superintendente do Instituto Macrotransição de Desenvolvimento de Negócios Familiares) foram os palestrantes do evento.

“O planejamento é uma oportunidade que as empresas têm de organizar as relações entre os sócios: competências, direitos, deveres e a participação no trabalho e nos resultados, além de fazer previsões de substituições em caso de afastamento destes integrantes”, esclareceu o advogado e administrador Jairo Melo.

Durante o evento, Eduardo Najjar apresentou dados sobre a sobrevivência de empresas familiares. “Estatísticas mostram que só 13% destas chegam à terceira geração e a causa disso são os conflitos familiares. É importante que as famílias tenham um entendimento, uma harmonia possível para chegar às demais gerações. Para isso novos instrumentos são necessários nos dias de hoje, modelos de governança para que as empresas sejam perenes”, afirmou.

Para o médico psiquiatra Gerardo Campana, o Alagoas Meeting possibilitou que mais pessoas tenham conhecimento de como atuar nas empresas compostas por integrantes de uma mesma família. “Foi uma excelente iniciativa da Royal Consultoria. Os conflitos nestes negócios são comuns e têm várias particularidades, essa discussão é fundamental”, comentou.

Arapiraca
Arapiraca foi escolhida para sediar o evento pelo seu grande desenvolvimento econômico. A cidade do agreste alagoano está em sétimo lugar em um ranking que mede o potencial de consumo de 40 municípios do interior com mais de 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados pela Revista Exame e também revelam que o consumo em Arapiraca terá um crescimento de 12% ao ano até 2020. Em abril, Maceió recebeu a primeira edição do Alagoas Meeting, que reuniu 150 participantes no Hotel Radisson.

Veja Mais

Deixe um comentário