Jogador que confessou ter marcado um gol contra proposital para manipular o resultado de uma partida, Andrea Masiello foi condenado a um ano e dez meses de prisão. Juiz de Bari, Michele Parisi decretou a pena nesta quarta-feira, mas concedeu ao italiano a suspensão condicional da pena (Sursis) – o atleta, portanto, não ficará detido e será liberado se não cometer uma outra contravenção até o fim do período.
Masiello, 26 anos, envolveu-se em uma polêmica quando defendia o Bari. Ele admitiu ter feito um gol contra de propósito no clássico da província da Puglia entre a equipe alvirrubra e o Lecce, disputado em 15 de maio de 2011. A vitória de 2 a 0 do Lecce fora de casa na penúltima rodada do Campeonato Italiano permitiu ao time seguir na primeira divisão nacional – o Bari já estava rebaixado naquele momento.
No lance do segundo gol, um chute cruzado que iria se perder para a linha de fundo foi interceptado pelo defensor, que tocou a bola para as redes e depois caiu no gramado, mostrando lamentação. Segundo o diário italiano La Stampa, o jogador teria recebido 50 mil euros (R$ 121,7 mil) para fazer o Bari perder a partida.
Esse duelo e outros três são contestados em relação a uma suposta fraude esportiva: Palermo x Bari, Bari x Sampdoria e Bologna x Bari.
Além de Masiello, Gianni Carella e Fabio Giacobbe, dois amigos do jogador, apostadores envolvidos na manipulação de resultados, foram condenados a um ano e 5 meses de prisão. Ambos, porém, também tiveram o benefício da suspensão condicional da pena. Após a decisão, o advogado do atleta afirmou, conforme publica o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, que o cliente "tem apenas vontade de viver com serenidade e no silêncio mais total" e que "não quer continuar a fazer falar de si mesmo".
O defensor deixou o Bari em julho de 2011, transferindo-se à Atalanta. Em meio ao escândalo, o clube de Bérgamo suspendeu o jogador, que em agosto passado já havia sido suspenso do futebol em uma punição de dois anos e dois meses de duração.
Campeonatos europeus ao vivo
O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.
Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.