O documentário No Rumo do Uçá, produzido pela assessoria de comunicação do Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas é um 28 dos selecionados de todo o país para a 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente -Circuito Tela Verde e também está entre os 36 selecionados para a oitava edição do FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, a ser realizado em Socorro (SP) e Paraty (RJ).
Realizado com recursos próprios da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), em parceria com o Núcleo de Biodiversidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis ( Ibama-AL), o documentário de 23 minutos tem roteiro, direção e montagem do jornalista Wladymir Lima, analista de comunicação do MPF/AL.
O material teve origem como parte de uma compensação ambiental proposta no curso de uma ação civil pública, de autoria da procuradora da República Niedja Kaspary, contra uma construtora responsável pelo desmatamento de área de manguezal em Maceió. No acordo judicial, a empresa assumiu o compromisso de custear a publicação de material educativo e informativo em forma de livro, cartilha e vídeo. Em relação a este último, 400 DVDs já estão sendo distribuídos para escolas públicas, Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis e órgãos públicos.
Tela Verde – Realizado pelo departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental(SAIC) do Ministério do Meio Ambiente – MMA, em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAv, do Ministério da Cultura – MinC, o 4ª Circuito Tela Verde.
A 4ª Mostra será realizada cerca de 1.500 espaços exibidores, em especial em Salas Verdes, Pontos de Cultura, cineclubes, Pontos Cine Mais Cultura, instituições de ensino fundamental, médio e superior, associações comunitárias, aldeias indígenas, Unidades de Conservação do SNUC, unidades do Sistema S, órgãos públicos, entre outros.
As exibições serão acompanhadas de debates, promovendo entre os expectadores a reflexão e o desenvolvimento dos conteúdos apresentados nos vídeos. Neste ano, a 4ª Mostra será realizada entre os meses de outubro e dezembro. O Lançamento da 4ª Edição da Mostra ocorrerá no dia 23 de outubro no auditório do Ministério da Cultura – MinC, Bloco B, Esplanada dos Ministérios, a partir das 16:00h.
Fatu – Já a oitava edição do FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade será de 22 a 26 de Outubro em Socorro para voto do Júri Popular e de 12 a 16 de Dezembro em Paraty, onde terá voto de jurados. Os filmes participantes concorrem nas categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Amador, Melhor Vídeo Reportagem, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Montagem (Edição), Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Filme Juri Popular.
Premiado
Em julho deste ano, o trabalho da Ascom do MPF/AL recebeu o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, em Fortaleza, na categoria Reportagem de TV e já foi veiculado pela TV Assembleia (Alagoas), em março. Em breve, o documentário será disponibilizado no canal do MPF/AL no You Tube e também já estão sendo feitos contatos para exibição em emissoras públicas de TV.