Sucroalcooleiro: Secretarias avaliam situação das famílias atingidas pela crise

SeadesSeades

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Celiany Rocha, recebeu em seu gabinete o deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB), nesta quarta-feira (10), para tratar da situação de milhares de famílias alagoanas que passam por dificuldades financeiras em virtude de uma crise que se instala no setor sucroalcooleiro.
Preocupado com o futuro dessas famílias, o deputado enviou ofícios às secretarias de Estado da Assistência Social; e do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, “pedindo que, de imediato, fosse feita uma análise dos impactos socioeconômicos” da referida crise. O objetivo, segundo ele, é evitar um problema maior. De grande importância econômica e social para a região de Luiziápolis, São Sebastião, Teotônio Vilela e Junqueiro, as atividades do setor sucroalcooleiro causam grande impacto na geração de renda.
“Estou solicitando uma visita à região no sentido de conhecer de perto a situação difícil por que passam os trabalhadores locais e propor soluções imediatas para gerar renda alternativa, cestas básicas, treinamentos e diversificação na matriz econômica da região, com incentivos à instalação de empresas que se enquadram na vocação econômica da região”, esclareceu Joãozinho Pereira.
Diante do pedido, a secretária Celiany Rocha; a superintendente de Assistência Social da Seades, Arabella Mendonça; e o chefe de Gabinete da Secretaria, Luiz Henrique Lima, demonstraram empenho e propuseram ações conjuntas entre as secretarias de Estado da Assistência Social; e do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, para proteção das famílias que dependem do setor sucroalcooleiro.
“Precisamos realizar um trabalho de prevenção ao eventual desemprego dessas famílias. Também vamos fazer uma busca ativa para verificar se os trabalhadores estão inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Não podemos deixar essas pessoas desamparadas”, destacou a gestora da Assistência Social.
Ela adiantou que, em um segundo momento, a equipe técnica da Seades também vai elaborar um projeto específico para aquela área, que será encaminhado à aprovação do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Fonte: Seades

Veja Mais

Deixe um comentário