Eleito grupo responsável pelo Corredor da Mata Atlântica do NE

IMAIMA

Representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) participaram da eleição dos membros do Colegiado da rede de Gestores do Corredor da Mata Atlântica do Nordeste, dia 08 em Olinda (PE). A iniciativa prevê uma série de ações integradas entre entidades de seis estados nordestinos no sentido de conservar fauna e flora.

O Corredor faz parte de uma estratégia para permitir ações integradas e complementares entre Unidades de Conservação ou áreas de vegetação nativa. Segundo informações dos gestores, o projeto Corredor da Mata Atlântica do Nordeste tem como objetivo “contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas para a conservação e restauração da Mata Atlântica através da definição do território de um corredor de biodiversidade”.

Hoje o grupo eleito deve apresentar projeto para o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) para garantir estruturação e uma série de atividades da rede. O Colegiado é responsável por coordenar as ações de implementação do Corredor da Mata Atlântica do Nordeste, idealizado pela Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane) e a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).

Hoje o Corredor possui uma área total de mais de 9,818 milhões de hectares distribuídos entre 386 municípios de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba -com população estimada de mais de 19,5 milhões de habitantes. São 156 Unidades de Conservação, sendo 98 de Uso Sustentável – que admitem a presença de moradores e o uso sustentável dos recursos naturais – e 58 de Proteção Integral – quando não se pode habitar o local e apenas alguns tipos de uso são admitidos, como a pesquisa científica e o turismo ecológico.

O diretor de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, é participante ativo das discussões e estava presente na reunião que contou ainda com a presença de representantes de mais 16 entidades. O coordenador de projetos e convênios do IMA, Afrânio Menezes, foi eleito membro do Colegiado da rede, representando o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário