Projeto proporciona dias diferentes às crianças com deficiência

IMAIMA

Em comemoração a semana da criança, a Gerência de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) planejou uma agenda de atividades sócio-educativas para meninos e meninas. Até a quinta-feira a programação na base descentralizada – na Ilha de Santa Rita – foi voltada para crianças e adolescentes com deficiência. Na sexta-feira (12), o Instituto e a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estarão, na orla de Pajuçara, com atividades recreativas e educativas.

Entre a segunda (08) e a quinta-feira (11), o projeto Semana das Crianças e Adolescentes Amigos da Natureza envolveram aproximadamente 250 pessoas – entre crianças, adolescentes, pais, acompanhantes e educadores – ligadas a Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A intenção é sensibilizá-las quanto à temática ambiental e proporcioná-las um momento de socialização.

Nadivaldo Justino, pai de Davi Justino, que tem deficiência auditiva, contou que pediu folga no trabalho para poder acompanhar o filho de 10 anos nesse dia especial. “Foi a melhor coisa que fiz. Davi não conteve a felicidade. É bom proporcionar ao meu filho coisas que eu não tive a oportunidade de aprender quando criança”, disse.

A programação contou com cine, jogos educativos, aula no barco-escola e distribuição de brinquedos confeccionados a partir de material reciclado. “A nossa maior preocupação foi conseguir nos comunicar com as crianças de deficiência auditiva, mas obtivemos o auxílio de uma intérprete de libras da Adefal e todas as atividades correram muito bem”, disse Simone Albuquerque, gerente de educação ambiental do IMA.

Para Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, a Semana da Criança Ambiental proporcionou a aproximação do órgão com um público diferenciado. “O projeto contempla atividades lúdicas que devem sensibilizar e estimular as crianças e seus acompanhantes à prática de métodos sustentáveis de vida. Educar a nova geração quanto às relações ambientalmente corretas é a única maneira de garantir que nossos filhos e netos possam usufruir dos recursos e belezas naturais que temos”.

Na atividade da sexta-feira, entre as 09h e as 15h – na praia de Pajuçara, a equipe do IMA deverá disponibilizar jogos educativos, exposição e distribuição de brinquedos feitos com material reciclado.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário